Novo envio de vacinas ao Paraná prevê quase 400 mil doses

São imunizantes da Pfizer e Covishield, este desenvolvido no país pela Fiocruz em parceria com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford.

O Paraná deverá receber mais 397.690 doses de vacinas contra a covid-19 nos próximos dias, destinadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Serão 37.440 doses da Cominarty, da Pfizer/BioNtech, e 360.250 da Covishield, desenvolvida no país pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford.

Segundo a 22ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde, doses vão para primeira aplicação em grupos prioritários já contemplados. Nessa etapa, também serão imunizados, pela primeira vez, povos e comunidades tradicionais e ribeirinhos.

A data do envio do medicamento ainda não está confirmada. O procedimento será o mesmo: as doses chegarão ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), serão separadas e, depois disso, distribuídas às regionais de saúde para que cheguem aos municípios paranaenses.

Das doses de Pfizer, 33.743 terão como público-alvo pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, maior grupo prioritário em processo de vacinação, e 152 serão para trabalhadores do transporte aéreo, informou a Agência Estadual de Notícias. As demais servirão de reserva técnica.

Balanço

Até terça-feira, 1º, o Paraná havia sido feito 3.721.565 vacinas: 2.543.062 com a primeira dose (mais de 50% do grupo prioritário) e 1.178.503 com a segunda aplicação, conforme o vacinômetro do governo federal. O público beneficiado abrange:

– idosos institucionalizados;

– trabalhadores da saúde;

– indígenas;

– quilombolas;

– pessoas com comorbidades;

– gestantes e puérperas;

– trabalhadores da educação e segurança pública;

– Forças Armadas;

– portuários;

– aeroportuários; e

– trabalhadores da assistência social.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.