Ministério inclui Foz do Iguaçu no projeto Destino Turístico Inteligente

Agenda oficial começou na usina e seguiu por outros atrativos de Foz - Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Medida foi anunciada pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante agenda na cidade, para impulsionar a retomada da atividade turística.

Por Itaipu Binacional e Prefeitura de Foz do Iguaçu

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, anunciou a inclusão de Foz do Iguaçu no projeto “Destino Turístico Inteligente”, que impulsionará destinos com experiências de qualidade e produtos inovadores. O comunicado foi neste sábado, 10, na Itaipu Binacional, durante agenda oficial do gestor.

A medida foi recebida pelo segmento turístico como um fator de impulsão da retomada econômica do turismo da região, no pós-pandemia. Entre as ações previstas estão a ampliação da conectividade à internet nos atrativos e a capacitação de funcionários do setor com inglês instrumental, para melhor atendimento de estrangeiros.

Um dos principais destinos turísticos do país, Foz do Iguaçu é a 11ª cidade do brasileira anunciada como parte do projeto e a segunda sem o status de capital. No Sul, apenas Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) já tinham sido selecionadas como “Destino Turístico Inteligente”.

Machado Neto: “Foz é um dos principais destinos turísticos da América Latina e receberá muitas ações do Ministério do Turismo” – Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

“Foz é um dos principais destinos turísticos da América Latina e receberá muitas ações do Ministério do Turismo, como a busca de turistas internacionais, graças à ampliação da pista do aeroporto [obra custeada pela Itaipu], o que permitirá a operação de jatos de grande porte”, disse Machado Neto.

Na entrevista, o ministro afirmou também que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações será acionado para contribuir para otimizar a conectividade. “Turismo inteligente é colocar tudo na palma da mão, celular e conectividade, porque sabemos que o maior motor de um case turístico é a rede social”, completou.

Já a oferta de inglês instrumental será para operadores do setor turístico, afirmou Machado Neto, para capacitar os profissionais para o melhor atendimento aos estrangeiros na rede hoteleira. “Brevemente a questão sanitária estará superada nos países das Américas e vamos fazer de Foz do Iguaçu um polo internacional de turismo”, concluiu.

Cenário promissor

A agenda do ministro em Foz do Iguaçu começou pela usina e seguiu no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). À tarde, o grupo visitou outros atrativos, incluindo o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras.

“Estamos trabalhando muito para que o turismo seja retomado da melhor forma possível em Foz do Iguaçu”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira. Ele relatou que, com a menor visitação em função da pandemia, a empresa está investindo na infraestrutura de atendimento, como as reformas dos mirantes Central e do Vertedouro, duas paradas dos visitantes da usina.

Nas Cataratas do Iguaçu, o ministro registrou as belezas naturais – Foto: Kiko Sierich/PTI.

“Ficamos muito felizes de o ministro ter aceitado nosso convite tão prontamente e já nos dar esta sinalização positiva de que Foz será um Destino Turístico Inteligente”. afirmou o prefeito Chico Brasileiro. Ele ressaltou a qualidade dos atrativos da cidade e disse que a experiência dos turistas pode ser “ainda melhor, com a tecnologia, mantendo os turistas na cidade por mais tempo”.

O secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, disse que a partir da inserção no projeto do governo federal, Foz do Iguaçu vai passar por um diagnóstico para apontar uma estratégia de desenvolvimento do turismo local de forma inovadora e interativa.

“Isso envolverá melhorias em diversos setores, como de mobilidade, acessibilidade, segurança e saúde. Os cronogramas de implantação serão definidos com base nas principais necessidades dos destinos”, informou a assessoria da prefeitura.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.

Assessoria tem 588 posts e contando. Ver todos os posts de Assessoria

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.