Moradores de Foz do Iguaçu redescobrem encantos das Cataratas 

H2FOZ – Denise Paro 

Com o Sol brilhando e o clima agradável, os moradores de Foz do Iguaçu redescobriram o Parque Nacional do Iguaçu. Com a baixa no número de turistas de outros países provocada pela pandemia da covid-19, é a vez de quem vive na região desfrutar a beleza das Cataratas do Iguaçu, prática nem tão comum no dia a dia.   

Dados da Cataratas S.A., empresa que administra a visitação no Parque Nacional, indicam que, entre os dias 4 e 28 de agosto, 38% dos 7.039 visitantes são de Foz do Iguaçu ou de 13 cidades vizinhas à reserva. No mesmo período do ano passado, a marca era de 2% (ver infográfico). O total de visitantes do dia 4 até ontem (29) chegou a 8.042. 

Quem faz o passeio nas Cataratas nesta época encontra tranquilidade e um preço bom. O ingresso para moradores de Foz e região tem 90% de desconto. O tíquete está sendo vendido on-line. Também é possível adquirir o ingresso no autoatendimento, com cartão de crédito, porém isso depende do número de vagas disponíveis no momento.

Quem faz o passeio nas Cataratas nesta época encontra tranquilidade e um preço bom – Foto: Nilton Rolin

Moradora de Foz do Iguaçu, a carioca Miriam Queiroz esteve ontem (29) com a família nas Cataratas. Ela não visitava a atração havia oito meses e disse que o passeio valeu a pena. “Lá é o melhor lugar de Foz para interagir com as energias e contemplar a vida, se encher de beleza”, conta.

O parque reabriu no dia 4 de agosto, mas com restrições – a exemplo de outros destinos turísticos. O uso de máscara é obrigatório, e o limite é de 350 vagas por hora, com o intuito de facilitar o distanciamento entre as pessoas. O maior número de visitantes em um dia, desde a reabertura, foi nesse sábado, totalizando 1.003 pessoas, das quais 430 eram provenientes dos municípios lindeiros à unidade de conservação. 

Para maior segurança dos turistas, a Cataratas S.A. está usando apenas ônibus sem janelas para transportar os turistas. Os coletivos estão sendo higienizados a cada viagem, e há mais de 500 pontos com a disponibilidade de álcool em gel em toda a reserva. 

O funcionamento do parque agora é de terça a domingo das 9h às 16h. Anteriormente, ele ficava aberto diariamente, entre 9h e 17h. 

O Parque Nacional do Iguaçu foi fechado pela primeira vez durante a pandemia no dia 18 de março. Reabriu em 10 de junho, aniversário de Foz do Iguaçu, porém voltou a interromper as atividades dia 1º de julho, em razão do aumento de casos da covid-19 no país. 

De bike nas Cataratas

Moradores de Foz aproveitam para fazer um roteiro de bicicleta e sentir o que a natureza tem de melhor – Foto: Eliane Ferreira

As possibilidades de interagir com a natureza do Parque Nacional são inúmeras. Além das trilhas das Cataratas, que levam o turista próximo às quedas d’água, há passeios de helicóptero e de barco. Outra alternativa é fazer um roteiro de bicicleta e sentir o que a natureza tem de melhor. E guias para isso não faltam. 

Eliane Ferreira é um exemplo. Guia de turismo, ela tem driblado a crise no setor levando visitantes ao parque para fazer passeios de bicicleta. O trajeto de 11 quilômetros em meio ao verde é acompanhado de explicações sobre a história, geografia, geologia, fauna e flora. Ela diz que é grande o interesse por parte de moradores de Foz. “Estamos incentivando os locais a visitarem”, afirma. 

A ideia começou de forma despretensiosa, apenas entre os guias. Depois ganhou adesão de familiares e amigos, que se surpreendem ao entrar em contato com a natureza na unidade ambiental. No trajeto é comum o turista deparar-se com animais e pássaros dos mais variados tipos e cores. O pica-pau-de-banda-branca é uma das aves que ultimamente estão mais à vista do público. 

Parque Nacional do Iguaçu, maior remanescente de floresta atlântica da Região Sul do país – Foto: Eliane Ferreira

Visitação no Parque Nacional do Iguaçu
Período: de 4 a 28 de agosto

2020
Visitação geral: 7.039 visitantes
Passe Comunidade: 2.687
Visitantes do Passe Comunidade representam 38% da visitação total

2019 
Visitação geral: 119.402
Passe Comunidade: 3.294
Visitantes do Passe Comunidade representaram 2% da visitação total

Perfil do turista 
Período: de 4 a 28 de agosto

Brasileiros
2020: 6.691 visitantes
2019: 54.095 visitantes
Diferença de -47.404 visitantes
Redução de 87%

Estrangeiros
2020: 348 visitantes
2019: 65.307 visitantes
Diferença de -64.959 visitantes
Redução de 99%

Visitação geral
2020: 7.039 visitantes
2019: 119.402 visitantes
Diferença de -112.363 visitantes
Redução de 94%

Obs.: às segundas-feiras, o Parque Nacional do Iguaçu não abre para visitação nesta fase de atendimento.

Alexandre Palmar

Repórter e Editor do H2FOZ e-mail: [email protected] Mais por Alexandre Palmar

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.