Pesquisa revela mudança no perfil de turistas

A pandemia do novo coronavírus e o isolamento social estão impactando na forma como os turistas brasileiros pretendem viajar. Segundo pesquisa divulgada pela consultoria Cap Amazon e pelo portal Mercado & Eventos, viagens mais curtas serão as mais procuradas após o fim das restrições por conta da pandemia. 

Dos 400 agentes de viagem de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba que foram entrevistados para a pesquisa, 55% afirmaram que a retomada será mais rápida nos destinos e serviços que proporcionem saúde, bem-estar e contato com a natureza. Especialistas afirmam que essas categorias de turismo oferecem aos viajantes novas perspectivas, além de afetar positivamente a capacidade de lidar com o estresse, resolução de problemas, resiliência e criatividade, aliando cuidados com o corpo e a mente.

Segundo dados da Pesquisa Nacional Amostra de Domicílios do IBGE, divulgados este ano, em 2019 o Paraná foi um dos principais destinos das viagens nacionais, com 1,16 milhões de visitantes. Confira cinco destinos paraenses que promovem saúde, bem-estar e contato com a natureza e estão recebendo turistas:

Ekôa Park 

Localizado em Morretes, no litoral paranaense, o Ekôa Park já retomou suas atividades, implementando medidas para garantir a segurança dos visitantes e colaboradores durante a pandemia. O paraíso ecológico fica a uma hora de Curitiba e ocupa uma área de 238 hectares, localizado dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica, denominada Grande Reserva, com atividades destinadas ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional. Entre as atrações estão arvorismo, tirolesa, trilhas com diferentes níveis de dificuldade, túnel sensorial pela mata, rapel e voo cativo de balão. O restaurante Oka Gastronomia, localizado no interior do parque, fez a transição do buffet para pratos a la carte e lançou opções de cestas de piquenique para as famílias aproveitarem o ar livre. Com o aval do Ministério Público e da Prefeitura, desde o dia 7 de agosto a cidade de Morretes está recebendo turistas para day use, de sexta a domingo, que precisam agendar a visita previamente, com cadastro no site morretesdestinocerto.com.br.
 

Estância do Lago

Para descansar o corpo e a mente, a Estância do Lago – Spa & Wellness é uma opção que deve ser incluída no roteiro. Localizada em Almirante Tamandaré, a 15 minutos de Curitiba, o local oferece múltiplas opções de métodos terapêuticos e estéticos, piscinas, e gastronomia sustentável, cercados da paisagem natural e do silêncio que não se encontra em destinos mais agitados. Com o acompanhamento de uma equipe médica multidisciplinar, é possível optar por atividades de emagrecimento ou relaxamento, de acordo com a demanda de cada hóspede. Categorizado como “spa de verdade”, o local prevê ainda a prática de atividades físicas ao ar livre, para somar os benefícios do esporte e do contato com a natureza.
 
Parque Estadual de Vila Velha 

Localizado em Ponta Grossa, a 95 quilômetros de Curitiba, o parque é famoso pelas formações rochosas em vários formatos, como a taça e o camelo. Com mais de 3 mil hectares, a Unidade de Conservação também possui outras atrações, como as Furnas e a Lagoa Dourada – que fica com essa coloração a partir do reflexo do Sol. O local é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e foi criado em 1953 para conservar as formações de arenito e a vegetação nativa da região. Na região, já foram encontradas espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira. O parque reabre ao público dia 4 de setembro, com novas atrações, como um circuito de arvorismo com tirolesa, rota de 22 quilômetros para cicloturismo e a restauração da ponte sobre o rio Quebra Perna.
 
Cataratas do Iguaçu
 
Um dos locais mais famosos e visitados do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, foi reaberto ao público no dia 4 de agosto, seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS). . Além de apreciar uma das Sete Maravilhas da Natureza, o visitante também pode conhecer outras atrações do parque, como a Trilha do Poço Preto, realizada com guias bilíngues que explicam a diversidade biológica do Parque. Um dos destaques do caminho é a Lagoa do Jacaré, com grande quantidade de animais aquáticos. Os nove quilômetros da trilha podem ser feitos a pé, de bicicleta ou com carro elétrico. O Parque ainda possui outras atrações, como a Trilha das Bananeiras e o radical Macuco Safari. Por enquanto, o parque está funcionando de terça a domingo, das 9h às 16h, com alguns cuidados sanitários como disposição de álcool gel e obrigatoriedade do uso de máscara.

Buraco do Padre

Outro destino em Ponta Grossa que chama a atenção pela beleza natural é o Buraco do Padre. O local tem como principal atração uma furna formada pela junção de falhas geológicas e aberturas nas rochas arenosas, onde é possível ver uma cachoeira com mais de 30 metros de altura. Acessando a trilha do Favo, de dificuldade média, os visitantes também podem conhecer o topo da Furna e uma piscina natural. O Buraco do Padre está dentro de uma área particular contemplada pelo Parque Nacional dos Campos Gerais, criado em 2006, e considerado a maior área de floresta de araucária protegida do mundo. A atração já está aberta a visitação, de sexta a domingo, das 10h30 às 18h30 e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site buracodopadre.com.br.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.