O avião militar caiu sobre veículos estacionados na base aérea de Luque. Foto ABC Color

Vídeo mostra últimos segundos antes da queda de avião da Força Aérea do Paraguai

A emissora paraguaia Telefuturo teve acesso a um vídeo em que se pode observar os últimos segundos de voo do avião militar que caiu na terça-feira, dia 9, na base aérea de Luque, região metropolitana de Assunção, informa o jornal Última Hora.

Nas imagens captadas por uma câmera de circuito fechado pode-se ver que a aeronave faz uma manobra repentina à esquerda, e em seguida desaba no solo, provocando muita fumaça. Pedreiros que trabalhavam no local foram testemunhas e poderão colaborar nas investigações.

As cenas reforçam a hipótese de falha mecânica no avião, em que viajavam os militares Aníbal Antonio Pérez Trigo, Willian Martín Orué Román, Alfredo Darío Céspedes, Marcos Samuel Romero, Manuel Guzmán Sotelo Riveros, Pedro Nelson López Morales e Críspulo Almada, que morreram com o impacto no solo.

O jovem de 18 anos está com o crânio aberto, para que o cérebro desinche.

O único sobrevivente é José Zaván, de 18 anos, submetido na quinta-feira, 11, a uma complexa cirurgia na cabeça, depois da detecção de uma lesão cerebral, constatada em uma nova tomografia. Há uma inflação no hemisfério esquerdo do cérebro, o que exigiu a retirada de uma parte do crânio.

Os médicos disseram que vão esperar que baixe o inchaço, produzido pela contusão, e que a abertura do crânio evitou um possível infarto cerebral. Mas não se sabe, até agora, se o rapaz terá sequelas.

Segundo o jornal ABC Color, a promotora Fátima Villasboa, que investiga a queda do avião, disse que a Força Aérea Paraguaia (FAP) ainda não forneceu nenhuma informação sobre o estado de manutenção do avião. Mas garantiu que a FAP tem todo o interesse em esclarecer o acidente.

O avião caiu sobre vários veículos estacionados na base aérea, que também pegaram fogo. Uma das testemunhas, que ajudou a salvar o jovem Zatán, contou que havia muitas explosões, inclusive de uma pistola que estava dentro de um dos veículos, que começou a disparar.

Veja o vídeo que mostra os últimos segundos do “voo da morte”:

No vídeo, vê-se à esquerda o avião, que faz uma manobra à esquerda e em seguida desaba ao solo, caindo sobre veículos da base aérea de Luque. O barulho chama a atenção dos pedreiros.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ