Foi registrada a maior foto digital do mundo, apontam pesquisadores

3.2 gigapixels (3.200 megapixels): esse é o tamanho exato das fotos registradas por uma câmera digital chamada LSST. Ela foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que conseguiram capturar as maiores fotografias da história. Para se ter noção do tamanho das imagens, para exibi-las em tamanho real seriam necessárias 378 TVs de ultra-alta definição para uma única foto. Esse avanço tecnológico foi anunciado pelo Centro de Aceleração Linear Stanford.

A câmera foi desenvolvida pelo centro de pesquisas para ser utilizada no telescópio Legacy Survey of Space and Time que fica localizado no Chile, em uma base da universidade que estuda a matéria escura. A LSST é capaz de capturar imagens através dos seus 189 sensores, chamados de dispositivos acoplados por carga. Eles estão encarregados de compor o plano focal da câmera, que conta com 3,2 bilhões de pixels. Apesar de impressionante, esse foi apenas o primeiro teste realizado com a LSST, e os pesquisadores relataram que ainda faltam partes do equipamento a serem construídas. Ela só estará pronta para o teste final em meados de 2021, quando deve entregar imagens maiores e ainda mais impressionantes.

Avanços tecnológicos

Os avanços tecnológicos não estão ocorrendo somente no campo astronômico, como também em outros setores como o nicho das apostas esportivas, que também está em constante atualização, e são sites no Brasil como Leovegas que elevaram a jogatina a outro nível, possibilitando aos jogadores opinarem nos mais variados campeonatos ao redor do mundo sem sair de casa. Outro bom exemplo são os jogos que entregam uma experiência realista – os que anteriormente eram construídos em 8-bits hoje contam com ferramentas como ray tracing. O ray tracing é uma ferramenta de sintetização, que renderiza as imagens do ambiente 3D de um game e reproduz na tela uma simulação praticamente perfeita dos raios de luz dos objetos para os olhos do jogador. Com o intuito de se aproximar o máximo possível da realidade e da interação física entre local e usuário. De forma simples, ele apresenta com maior naturalidade fenômenos de iluminação, contraste e sombras, que anteriormente só podiam ser observados em ambientes reais.

Contudo, esse efeito não é exclusivo dos jogos, ele já vinha sendo utilizado por alguns estúdios de cinema na produção de filmes, principalmente na etapa de inserção de efeitos visuais feitos por computação gráfica. E com a chegada da nova geração de consoles e seu hardwares mais potentes, espera-se que a ferramenta esteja presente em mais games.  

Por falar na nova geração de consoles e tamanhos colossais de arquivos visuais e audiovisuais, foi revelado o tamanho de alguns dos novos jogos que estão para ser lançados para o PlayStation 5. O primeiro deles, é o tão aguardado Remake do Demon’s Souls, e ele ocupará cerca de 66 GB na memória do aparelho da Sony – bem diferente da versão original, que ocupava apenas 8 GB na memória do PlayStation 3 quando lançado em 2009. Já o segundo game a ter seu tamanho revelado foi o Spider-Man: Miles Morales – Ultimate Launch Edition, e terá cerca de 105 GB. Esse tamanho é referente a dois jogos, já que no pacote além do novo título da série, virá também o game lançado anteriormente para PlayStation 4. 

O espaço que esses títulos ocuparão na memória dos novos consoles não estão tão distantes do tamanho dos jogos da atual geração. A maioria dos títulos para Xbox One ou PlayStation 4 têm em torno de 30 a 50 GB, mas alguns games como Final Fantasy 7 Remake ocupam 90 GB de armazenamento, já Red Dead Redemption 2 ocupa 89 GB e The Last Of Us, 93 GB.

É importante ressaltar que, geralmente, o ciclo inicial dos games em uma nova geração de consoles não demonstra o potencial máximo dos aparelhos. Então, acredita-se que com o passar dos anos e com os avanços na jogabilidade e qualidade gráfica, esses e outros aspectos poderão ser explorados melhor pelos desenvolvedores, deixando os games mais “pesados”.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.