A nossa Foz do Iguaçu

Não é mais possível e viável atendermos apenas a uma parcela da população.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Estamos, felizmente, passando por grandes transformações em nossa cidade, o que é muito bom para todos os que nela habitam. Todo o trabalho desenvolvido pela Unila e exposto em seu campus para a visitação pública – e, principalmente, para orientar os nossos jovens para as áreas científicas/tecnológicas que são ofertadas em seus 22 cursos de graduação – é muito bom e terá resultados muito positivos.

Precisamos agora trabalhar para buscar mais alunos na América Latina, termos o nosso hospital universitário e ampliarmos a nossa pós-graduação com maior oferta de cursos de mestrado e doutorado.

Já o nosso Instituto Federal do Paraná, localizado no espaço do antigo Floresta Clube, precisa ter uma grande ampliação de cursos e vagas, atendendo à demanda da nossa cidade e região.

A ampliação de voos para algumas capitais brasileiras e países vizinhos é uma excelente iniciativa que, mesmo sendo de alguns momentos no ano, merece toda a nossa atenção. Mas precisamos aumentar os nossos voos, atingindo companhias aéreas europeias, asiáticas e norte-americanas, para termos um maior e melhor fluxo de turistas na cidade.

A expansão da nossa rede hospitalar é um grande passo para o melhor atendimento de toda a nossa população, importando esse fato na melhoria da qualidade de vida para todos e rendendo maiores dividendos de produtividade econômica para toda a nossa sociedade.

Mas temos de avançar ainda mais construindo a perimetral da margem do Rio Paraná, desde Itaipu até a foz do Rio Iguaçu, recuperando toda essa área para o desenvolvimento do turismo com empreendimentos públicos e privados que possibilitem um maior afluxo de visitantes para a nossa cidade, ao mesmo tempo em que toda essa região possa ser mais bem controlada, evitando-se os crimes de contrabando e descaminho.

Porém, acima de tudo, é muito importante pensarmos em tudo isso, e muito mais, tendo sempre presente a necessidade de melhoria da qualidade de vida para todos os habitantes da cidade, pois não é mais possível e viável atendermos apenas a uma parcela da população. Assim teremos também um maior envolvimento de todos com a nossa cidade, que será, efetivamente, de todos os seus moradores.

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.