Rádio Clube
H2FOZ
Início » Acesso Livre » Câmara Técnica realiza nesta quinta, em Foz, evento presencial sobre tráfico de pessoas

Acesso Livre

Câmara Técnica realiza nesta quinta, em Foz, evento presencial sobre tráfico de pessoas

Evento que está em sétima edição e tem como foco o tema do tráfico de seres humanos.

4 min de leitura
Câmara Técnica realiza nesta quinta, em Foz, evento presencial sobre tráfico de pessoas
Evento que está em sétima edição e tem como foco o tema do tráfico de seres humanos. Foto: Marcos Labanca

A Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Foz do Iguaçu (CTETP/Foz) realiza, na próxima quinta-feira (25.11), o VII Seminário Internacional da Tríplice Fronteira, evento que está em sétima edição e tem como foco o tema do tráfico de seres humanos. O seminário será realizado de modo presencial, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, das 19h às 22h, e terá palestrantes abordando as várias faces do delito em âmbito nacional e internacional.

Entre os participantes do evento está a representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU), Silvia Sander, e Diretora de Migrações da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ), Lígia Neves Aziz Lucindo. A programação completa e a inscrição para o evento, dando direito a certificado de participação, estão disponíveis no site do IDESF – www.idesf.org.br.

Publicidade

O evento inicia às 18h30 com um coffee de recepção e abertura da coordenação da Câmara Técnica e do Bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Sergio de Deus Borges, representando a Caritas, entidade que deu início às ações da Câmara Técnica, com a realização do primeiro seminário em Foz do Iguaçu. A seguir, a programação terá painel e debate, com participação de representantes dos eixos de prevenção e responsabilização do crime, mediado pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), Luciano Barros.

O Brasil adota o Protocolo de Palermo para tipificar o tráfico de pessoas, definido não só pelas ações de coação explícita, mas também pelo engano e abuso de autoridade que coloca pessoas em situação de vulnerabilidade. Fronteiras movimentadas como a tríplice formada por Brasil, Argentina e Paraguai são cenário frequente para o delito que, segundo estimativas da ONU, é o terceiro crime transnacional em termos de movimentação de recursos, atrás do tráfico de armas e de drogas. E, na atualidade, muitas vezes acontece associado a esses.

De acordo com a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o consentimento da vítima é irrelevante na configuração do tráfico de pessoas (art. 7º, Decreto nº 5.948/2006). “O tráfico de pessoas é um crime silencioso, que tira a dignidade do ser humano, e de ocorrência muito mais frequente do que podemos imaginar, mas ainda difícil de ser identificado e coibido”, avalia a representante do IDESF e coordenadora da Câmara Técnica, Rosane Amadori.

Sobre a Câmara Técnica – A CTETP está vinculada ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e tem atuação constante na disseminação de informações e no combate a todas as modalidades de crimes que se caracterizam como tráfico de seres humanos. É composta por um grupo de entidades de Foz do Iguaçu, entre eles o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), Caritas, grupo Jocum (Jovens com uma Missão), Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Casa do Migrante e Secretaria Municipal de Esportes. O patrocínio das ações é da Itaipu Binacional.
Informações: (45) 99101-1045

VII Seminário Internacional da Tríplice Fronteira

Tráfico de Pessoas
• Data: 25.11.2021 (quinta-feira)
• Local: Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention
• Horário: 19h às 22h

Programação
18h30 – Coffee / Inscrição
19h00 – Abertura
• Coord. da Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CTETP/Foz), Rosane Amadori
• Representante da Caritas, Bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Sergio de Deus Borges
19h20 – Apresentação de teatro sobre o tema – JOCUM
19h30 – Palestras magnas:
• Representante da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ), Diretora de Migrações, Lígia Neves Aziz Lucindo
• Representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Silvia Sander
20h30 – Mesa Redonda – Mediação: Luciano Barros (Pres. IDESDF)
• Palestra – Prevenção

Ludmila Paiva: Formada em Direito pela UFRJ. Mestre em Direito pela UERJ. Especialista em tráfico de pessoas e trabalho escravo. Co-fundadora do Instituto Migração, Gênero e Raça (I-MiGRa).
• Palestra – Responsabilização

Joziel Brito de Barros: Delegado de Polícia Federal. Chefe do Serviço de Repressão ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (SRTP/DDH/CGMADH/DICOR/PF)
• Depoimento – Acolhimento aos refugiados

Edna Nunes: jornalista e coordenadora da Ong Embaixada Solidária (Toledo/PR)
21h30 – Debate
21h50 – Considerações finais e encerramento

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos