Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » “Capoeira como ferramenta educacional auxilia no desenvolvimento psicomotor de jovens”, diz Fábio Castilha, do Grupo Muzenza

Acesso Livre

“Capoeira como ferramenta educacional auxilia no desenvolvimento psicomotor de jovens”, diz Fábio Castilha, do Grupo Muzenza

Segundo o professor, o trabalho é feito com crianças a partir de 3 anos de idade.

2 min de leitura
“Capoeira como ferramenta educacional auxilia no desenvolvimento psicomotor de jovens”, diz Fábio Castilha, do Grupo Muzenza
A capoeira é levada como ferramenta educacional, para auxiliar desenvolvimento psicomotor de jovens.

Publicidade

A série Ritmos de Foz, da TV Câmara, conversou com o grupo Muzenza de Capoeira. Fábio Castilha, que representa o Grupo, contou que desenvolvem em Foz um trabalho com associação de capoeira pedagógica de Foz. “É levada a capoeira como ferramenta educacional, para auxiliar desenvolvimento psicomotor de jovens”.

Segundo o professor, o trabalho é feito com crianças a partir de 3 anos de idade. “A gente acaba agregando diversos valores ao processo educacional do ser humano, de interação social. Ela é rica nesse sentido do desenvolvimento integral do ser humano”.

Publicidade

Conscientização racial

Publicidade

“Ela também nos faz refletir sobre a importância da cultura afro na formação do país. Com a prática da capoeira e auxiliando no processo de cidadania, mostramos a relevância da manifestação, que é afro brasileira, dentro da sociedade”, explicou Fábio.

Origens da capoeira

Publicidade

“Ela é uma arte marcial genuinamente brasileira do século XVI. Foi criada como luta, com a base da dança, da cultura africana, para se defender dos maus tratos que os escravos sofriam. Ela passou por vários momentos na história do país e tem relevância muito grande em nosso contexto cultural”, disse Fábio Castilha.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos