Rádio Clube
H2FOZ
Início » ALEP » Comissão da ALEP aprova projeto para compra de orgânicos da agricultura familiar

ALEP

Comissão da ALEP aprova projeto para compra de orgânicos da agricultura familiar

A regra é para alimentos do programa de merenda escolar da Secretaria de Educação.

2 min de leitura
Comissão da ALEP aprova projeto para compra de orgânicos da agricultura familiar
A comissão de deputados estatuais se reuniu nesta segunda-feira, 7 – foto: Orlando Kissner/ALEP

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou, nesta segunda-feira, 7, quatro projetos de lei. Um deles prevê que todos os alimentos da merenda escolar sejam comprados somente de agricultores familiares.

A matéria, se avançar, será aplicada ao programa da merenda escolar da Secretaria de Educação do Paraná. O projeto de lei que garante a compra dos agricultores familiares é o 368/2021, que altera a lei n.º 16.751, de 29 de dezembro de 2010.

Publicidade

A matéria institui, no âmbito do sistema estadual de ensino fundamental e médio, a merenda escolar orgânica. O segundo parágrafo do projeto de lei foi modificado, passando a ter a seguinte redação:

A aquisição dos alimentos de que trata esta Lei será feita essencialmente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas, nos termos da Lei Federal n. 11.326/2006.

Orgânicos

A autora do projeto é a deputada Luciana Rafagnin (PT). Ela argumentou que o objetivo do projeto é o fortalecimento da agricultura familiar e de pequenos empreendedores rurais familiares do estado.

Além disso, pretende dar garantia de renda para o setor da agricultura familiar. Pelos seus números, é um segmento que hoje contribui com mais de 70% do alimento que chega à mesa do paranaense.

Demais projetos

Os demais projetos aprovados na Comissão de Educação da ALEP são os que criam o Dia da Ludopedagogia e a Semana Estadual de Mobilização e Incentivo à Frequência e Combate à Evasão Escolar no Paraná. Além disso, foi deliberado o que institui o programa de mediação escolar na rede pública.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.