A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promoveu, na tarde de quarta-feira (19), audiência pública para debater as políticas de acolhimento a migrantes e refugiados no estado.
Leia também:
Jogo organizado pela Assembleia arrecada fundos para Rio Bonito do Iguaçu
Organizada pelo deputado Goura (PDT), a audiência Cidadania Sem Fronteiras reuniu lideranças, gestores públicos, pesquisadores e representantes de entidades.
De acordo com a Assembleia, durante o evento, houve também o lançamento de uma cartilha. A publicação reúne informações úteis para quem busca recomeçar a vida no Paraná, como direitos e acesso à documentação necessária.
“O guia é um canal de informações sobre como as pessoas podem acessar a regularização dos seus documentos. Ele permite acessar emprego, trabalho, saúde e tudo que é necessário para ter uma boa vida”, explicou Goura.
Conforme o parlamentar, citado pela assessoria da Assembleia, o Paraná está entre os estados brasileiros que mais recebem migrantes e imigrantes.
“A gente vê um mundo onde o discurso contra os estrangeiros está cada vez mais marcante, na fala de políticos e de líderes. Temos que afirmar um ‘não’ à xenofobia e um ‘sim’ ao acolhimento”, considerou Goura.
Produzido na Assembleia, o Guia de Documentação e Direitos está disponível digitalmente e fisicamente em seis idiomas. Ademais do português, a lista inclui inglês, árabe, crioulo haitiano, espanhol e francês.
O manual de 16 páginas mostra, por exemplo, os caminhos necessários para pessoas migrantes e refugiadas terem posse de documentos.
O material contou com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin), vinculado à instituição.
Para ter acesso à versão on-line do material, em português, clique aqui. Já para saber mais sobre as discussões da audiência pública, no site da Assembleia, clique aqui.

