A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) promoveu, na noite de sexta-feira (15), mais uma sessão solene no plenário da Casa, em Curitiba.
Leia também:
Com mais apoio à agroindústria, projeto de fomento avança na Assembleia
O evento, requisitado pela deputada Márcia Huçulak (PSD), teve como objetivo homenagear a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por seus 125 anos de atuação.
De acordo com a assessoria da Assembleia, a sessão recordou também os 26 anos da instituição no estado e os 16 anos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).
Conforme Huçulak, a Fiocruz ocupa, há mais de um século, lugar de destaque na ciência e na tecnologia da saúde em toda a América Latina.
“Foi em seus laboratórios que se produziram as primeiras vacinas que protegeram gerações de brasileiros contra a poliomielite, o sarampo e a febre amarela. E foram em seus debates que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi desenhado”, afirmou a deputada, citada pela assessoria da Assembleia.
Mario Moreira, presidente nacional da Fiocruz, agradeceu aos deputados paranaenses a homenagem à instituição. “O estado do Paraná e a cidade de Curitiba receberam muito bem a Fiocruz”, apontou.
“Sempre tivemos o apoio da Assembleia Legislativa, do governo estadual, da Secretaria de Saúde e do Ministério Público”, frisou.
Em seguida, a Assembleia entregou o título de cidadania honorária ao médico sanitarista Pedro Ribeiro Barbosa, presidente do IBMP. A honraria teve como base pedido do ex-deputado Michele Caputo e dos deputados Goura (PDT) e Arilson Chiorato (PT).
O Legislativo condecorou, ademais, pessoas vinculadas à Fiocruz (nacional e unidade no Paraná) e ao IBPM. Para ver a íntegra da lista, composta por gestores e pesquisadores, clique aqui.
(Com informações da Assembleia Legislativa)