Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Assembleia Legislativa do Paraná homenageia os 125 anos da Fiocruz

ALEP

Saúde pública

Assembleia Legislativa do Paraná homenageia os 125 anos da Fiocruz

Cerimônia também celebrou os 26 anos da instituição no estado e os 16 anos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

2 min de leitura
Assembleia Legislativa do Paraná homenageia os 125 anos da Fiocruz
Homenageados e autoridades participantes da cerimônia na Assembleia. Foto: Valdir Amaral/ALEP
Publicidade

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) promoveu, na noite de sexta-feira (15), mais uma sessão solene no plenário da Casa, em Curitiba.

Leia também:
Com mais apoio à agroindústria, projeto de fomento avança na Assembleia

Publicidade

O evento, requisitado pela deputada Márcia Huçulak (PSD), teve como objetivo homenagear a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por seus 125 anos de atuação.

De acordo com a assessoria da Assembleia, a sessão recordou também os 26 anos da instituição no estado e os 16 anos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

Conforme Huçulak, a Fiocruz ocupa, há mais de um século, lugar de destaque na ciência e na tecnologia da saúde em toda a América Latina.

Publicidade

“Foi em seus laboratórios que se produziram as primeiras vacinas que protegeram gerações de brasileiros contra a poliomielite, o sarampo e a febre amarela. E foram em seus debates que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi desenhado”, afirmou a deputada, citada pela assessoria da Assembleia.

Mario Moreira, presidente nacional da Fiocruz, agradeceu aos deputados paranaenses a homenagem à instituição. “O estado do Paraná e a cidade de Curitiba receberam muito bem a Fiocruz”, apontou.

Publicidade

“Sempre tivemos o apoio da Assembleia Legislativa, do governo estadual, da Secretaria de Saúde e do Ministério Público”, frisou.

Em seguida, a Assembleia entregou o título de cidadania honorária ao médico sanitarista Pedro Ribeiro Barbosa, presidente do IBMP. A honraria teve como base pedido do ex-deputado Michele Caputo e dos deputados Goura (PDT) e Arilson Chiorato (PT).

O Legislativo condecorou, ademais, pessoas vinculadas à Fiocruz (nacional e unidade no Paraná) e ao IBPM. Para ver a íntegra da lista, composta por gestores e pesquisadores, clique aqui.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário