A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) promoveu, na noite dessa segunda-feira (24), sessão solene na sede da Casa de Leis, em Curitiba.
Leia também:
Assembleia Itinerante terá sessões no Noroeste e no Sudoeste do Paraná
Proposto pelo deputado Delegado Tito Barichello (União), o ato teve como objetivo celebrar o Dia da Comunidade Nordestina.
De acordo com a assessoria da Assembleia, participaram do evento empresários e personalidades nascidas no Nordeste do Brasil, que abraçaram o Paraná como lar.
“Os nordestinos participaram ativamente da nossa estruturação econômica e social e fazem parte da vida aqui em Curitiba e no Paraná”, destacou Barichello.
“O Brasil não tem raça, cor, nem uma só origem. Temos inúmeras. Onde vamos, temos que nos abraçar”, argumentou o parlamentar, citado pela assessoria da Assembleia.
No Paraná, a comemoração do Dia da Comunidade Nordestina está prevista pela Lei n.º 21.945/2024, de autoria de Barichello.
Em sua tramitação pela Assembleia Legislativa, a matéria recebeu aprovação unânime dos deputados paranaenses, demonstrando o apelo da data.
Conforme dados demográficos, citados pela assessoria da Assembleia, somente em Curitiba, os nascidos no Nordeste representam mais de 29 mil residentes.
Roberto Carlos de Carvalho Paiva, o Robertinho, empresário, esteve entre os homenageados da sessão solene. Natural do Rio Grande do Norte, Robertinho chegou ao Paraná logo em 1984, com apenas 18 anos.
“Coloco sempre os meus conterrâneos na ativa para que eles consigam trabalhar, se desenvolver e contribuir com o nosso estado do Paraná, devolvendo a contribuição que o Paraná nos dá”, afirmou.
A lista completa de homenageados está disponível no site da Assembleia Legislativa do Paraná (clique aqui para ter acesso).

