A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, nessa terça-feira (15), sessão solene em alusão ao Dia do Comerciante e ao Dia do Patrono do Comércio do Paraná, data celebrada, oficialmente, em 16 de julho.
Leia também:
Pedido de medidas efetivas contra bets ecoa na Assembleia Legislativa
De acordo com a assessoria da Casa, a proposta para a realização da solenidade partiu do deputado estadual Ney Leprevost (União). Participaram do evento empreendedores, empresários e dirigentes de associações comerciais de todo o estado.
Segundo Leprevost, a homenagem na Assembleia teve como foco, principalmente, os pequenos comerciantes que geram empregos nas diferentes cidades paranaenses.
“O comerciante tradicional não costuma ser lembrado para receber homenagens aqui na Assembleia, né? Os grandes empresários são sempre homenageados, mas aquele comerciante que está ali gerando 12, 20, 25 empregos, normalmente, não”, apontou.
“Então, a gente aproveitou essa data do Dia do Comerciante e do Patrono do Comércio do Paraná, o Barão do Serro Azul, para homenagear os comerciantes do nosso estado, essas pessoas que trabalham aqui”, afirmou Leprevost.
Por lei estadual aprovada na Assembleia Legislativa, o Paraná tem como patrono do comércio Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul.
Ainda no século 19, Correia impulsionou a criação da Associação Comercial do Paraná, ademais de defender a importância do comércio para a economia. Reconhecido como Herói da Pátria, morreu lutando pela população durante a Revolução Federalista.
Lista de homenageados na Assembleia
Fernando Fontana, neto do Barão do Serro Azul, participou do ato na Assembleia Legislativa nessa terça-feira. Conforme a assessoria, a cerimônia teve a entrega de homenagens a representantes das seguintes empresas paranaenses:
A Familiar Confeitaria; Antonio Magazine; Armazém Califórnia; Au Au; Az de Espadas; Bar Palácio; Baviera; Berckemback Churrascaria; Bife Sujo Restaurante; Bolachas Vovó Elza Ltda.; Calicetti Di Bologna; Camilo Joalheiros; Cantina Baviera; Cantinho Árabe; Cantinho do Eisbein Restaurante; Casa da Felicitá; Casa Edith; Churrascaria do Ervin; Confeitaria das Famílias; Don Max; Ernesto Ristorante; Hellograf; J. Carneiro Móveis; Joalheria Woller; Lellis Trattoria; Loja Leão; Madero Prime; Manekos; Maxflex; Omar Calçados; Ótica Ponto de Visão; Padaria América; Padaria Requinte; Palco dos 5 Sentidos; Pastelaria Juvevê; Pastelaria Nakashima; Ponto Final Riad; Pote Chopp; Restaurante Família Madalosso; Restaurante Iguaçú; Restaurante Ile de France; Restaurante Velho Madalosso; Revistaria e Papelaria Alto da XV; Sapataria Farias; Schwarzwald – Bar do Alemão; Sorveteria do Gaúcho; Sovierzoski Madeiras; Spaguetto; Tecelagem Imperial; Track&Field.
O comerciante Gabriel Tacla falou em nome de todos os escolhidos pela Assembleia Legislativa. “Agradeço pela oportunidade e, com muita humildade, vou continuar o legado da minha família”, indicou.
(Com informações da Assembleia Legislativa)