Desde a semana passada, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) está sediando as atividades do programa Parlamento Universitário 2025.
Leia também:
Universitários participam de simulação na Assembleia Legislativa
A iniciativa, que já está em sua sexta edição, reúne acadêmicos de universidades de todo o Paraná para uma simulação no Legislativo estadual. Os estudantes atuam, por exemplo, como deputados, suplentes e assessores, inclusive na área de imprensa.
Na manhã desta quinta-feira (24), penúltimo dia do Parlamento Universitário 2025, os acadêmicos participaram, no plenário, de um bate-papo com a deputada estadual Maria Victoria (PP), bem como com a ex-governadora Cida Borghetti.
Atualmente, Maria Victoria ocupa o posto de segunda-secretária da mesa executiva da Assembleia. Conforme a deputada, as propostas apresentadas pelos estudantes serão devidamente analisadas.
“Em respeito ao trabalho e à dedicação do Parlamento Universitário, me comprometo a analisar os 126 projetos de lei para aproveitar as boas ideias em prol de um Paraná melhor, mais forte e desenvolvido”, afirmou.
“Espero que nós estejamos juntos na aprovação de algumas dessas leis que foram aqui sugeridas”, acrescentou a parlamentar, citada pela assessoria da Assembleia.
Maria Victoria também destacou a participação das mulheres na sexta edição do Parlamento Universitário. Dos 54 estudantes que estão atuando como deputados, 20 formam a bancada feminina.
“Na Assembleia, somos em dez deputadas, a maior bancada da história, cada uma com a sua bandeira, mas trabalhando sempre unidas nos temas de interesse da sociedade e na proteção dos direitos das mulheres”, apontou.
Integram o Parlamento Universitário 2025 mais de 130 estudantes, procedentes de 25 instituições de ensino superior. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está entre as participantes do programa.
(Com informações da Assembleia Legislativa)