A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) está convidando a população a participar da definição das prioridades do estado para 2026 por meio do Programa Orçamento de Todos.
Entre 14 e 24 de novembro, moradores das cidades podem enviar sugestões pelo site da Casa. No link www.assembleia.pr.leg.br/sugestao-orcamento, basta indicar demandas e projetos que poderão integrar a Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Com a participação popular aberta até o dia 24, reforçamos que a construção do orçamento é uma responsabilidade coletiva. Convidamos todos a participar”, destaca o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD).
O orçamento organiza e direciona os investimentos do Paraná. “Mais do que cumprir uma formalidade, estamos fortalecendo uma prática de orçamento participativo, em que a sociedade é chamada a contribuir e acompanhar como o estado aplica os recursos públicos”, afirma o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), presidente da Comissão de Orçamento, responsável por analisar as contribuições.
A proposta da LOA 2026 prevê o maior orçamento da história do Paraná: R$ 81,6 bilhões, alta de 4% em relação ao do ano anterior. Os investimentos também serão recorde, somando R$ 7,1 bilhões, com prioridade para infraestrutura — incluindo obras viárias estratégicas — e para áreas essenciais como saúde, educação, agricultura, urbanismo e segurança.
Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, o crescimento demonstra o compromisso do governo em manter uma política contínua de desenvolvimento e em ampliar a capacidade de entrega dos serviços públicos.
A educação seguirá como a área com maior volume de recursos, seguida pela saúde, que terá expansão em relação a 2025. As funções de transporte e urbanismo registram o maior crescimento proporcional. Mesmo com a redução da alíquota do IPVA — de 3,5% para 1,9%, conforme projeto aprovado pela Assembleia —, o estado projeta aumento das receitas.
Orçamento 2026
O relator da Comissão de Orçamento, deputado Evandro Araújo (PSD), também ressalta a importância da consulta pública. “No ano passado, recebemos muitas contribuições. Essa etapa aproxima o orçamento das expectativas dos paranaenses — e, como relator, certamente utilizarei essas sugestões no fechamento do relatório final.”
As propostas enviadas serão avaliadas pela equipe técnica e poderão integrar a versão final da LOA, que deverá ser votada ainda neste ano.
Para participar e enviar sugestões: www.assembleia.pr.leg.br/sugestao-orcamento.
(Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná)


