Rádio Clube
H2FOZ
Início » ALEP » Assembleia convoca população para elaborar orçamento do Paraná

ALEP

Participação online

Assembleia convoca população para elaborar orçamento do Paraná

As sugestões podem ser enviadas online por moradores do estado até 24 de novembro; acesse o link.

3 min de leitura
Assembleia convoca população para elaborar orçamento do Paraná
Ação é um exercício de participação cidadã - Arte: Anne Botero/ALEP

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) está convidando a população a participar da definição das prioridades do estado para 2026 por meio do Programa Orçamento de Todos.

Entre 14 e 24 de novembro, moradores das cidades podem enviar sugestões pelo site da Casa. No link www.assembleia.pr.leg.br/sugestao-orcamento, basta indicar demandas e projetos que poderão integrar a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Publicidade

“Com a participação popular aberta até o dia 24, reforçamos que a construção do orçamento é uma responsabilidade coletiva. Convidamos todos a participar”, destaca o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD).

O orçamento organiza e direciona os investimentos do Paraná. “Mais do que cumprir uma formalidade, estamos fortalecendo uma prática de orçamento participativo, em que a sociedade é chamada a contribuir e acompanhar como o estado aplica os recursos públicos”, afirma o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), presidente da Comissão de Orçamento, responsável por analisar as contribuições.

A proposta da LOA 2026 prevê o maior orçamento da história do Paraná: R$ 81,6 bilhões, alta de 4% em relação ao do ano anterior. Os investimentos também serão recorde, somando R$ 7,1 bilhões, com prioridade para infraestrutura — incluindo obras viárias estratégicas — e para áreas essenciais como saúde, educação, agricultura, urbanismo e segurança.

Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, o crescimento demonstra o compromisso do governo em manter uma política contínua de desenvolvimento e em ampliar a capacidade de entrega dos serviços públicos.

A educação seguirá como a área com maior volume de recursos, seguida pela saúde, que terá expansão em relação a 2025. As funções de transporte e urbanismo registram o maior crescimento proporcional. Mesmo com a redução da alíquota do IPVA — de 3,5% para 1,9%, conforme projeto aprovado pela Assembleia —, o estado projeta aumento das receitas.

Orçamento 2026

O relator da Comissão de Orçamento, deputado Evandro Araújo (PSD), também ressalta a importância da consulta pública. “No ano passado, recebemos muitas contribuições. Essa etapa aproxima o orçamento das expectativas dos paranaenses — e, como relator, certamente utilizarei essas sugestões no fechamento do relatório final.”

As propostas enviadas serão avaliadas pela equipe técnica e poderão integrar a versão final da LOA, que deverá ser votada ainda neste ano.

Para participar e enviar sugestões: www.assembleia.pr.leg.br/sugestao-orcamento.

(Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.