Rádio Clube
H2FOZ
Início » ALEP » Assembleia analisa projetos sobre inserção de trabalhadores idosos

ALEP

Assembleia analisa projetos sobre inserção de trabalhadores idosos

Iniciativas em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná tratam da inserção e da permanência de idosos no mercado de trabalho.

2 min de leitura
Assembleia analisa projetos sobre inserção de trabalhadores idosos
Assessoria da Assembleia cita envelhecimento rápido da população como um dos fatores de necessidade de maior atenção às pessoas com 60 anos ou mais. Foto: @prostooleh/Freepik

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) iniciou a tramitação de dois novos projetos de lei voltados à valorização da pessoa idosa. As matérias são de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

Leia também:
Assembleia convoca população para elaborar orçamento do Paraná

Publicidade

De acordo com a assessoria da Assembleia, o primeiro projeto institui, em âmbito estadual, a Campanha Integração Paraná 60+. Com caráter permanente, a iniciativa busca valorizar social, profissional e economicamente os trabalhadores idosos.

Ademais, o projeto prevê combater a discriminação e o etarismo, bem como incentivar o aproveitamento da experiência acumulada por essa população em prol da economia.

Conforme a assessoria da Assembleia, a campanha inclui ações como feiras de empregabilidade, programas de intermediação de mão de obra e oficinas de capacitação.

Além disso, as empresas que valorizem trabalhadores idosos poderão receber um selo estadual de reconhecimento, atestando as boas práticas adotadas.

Por outro lado, o segundo projeto em tramitação na Assembleia modifica a Lei Estadual n.º 22.189/2024, que institui o Programa Amigo da Pessoa Idosa.

O texto amplia as diretrizes do programa para incluir, de forma expressa, a promoção da inserção, permanência e aproveitamento da experiência do trabalhador idoso no mercado de trabalho público e privado.

A matéria destaca a importância de práticas que promovam a diversidade etária, a troca intergeracional de saberes e o respeito à dignidade profissional. Antes de ir à votação, o texto deverá passar pelas comissões internas da Assembleia Legislativa.

Projeções demográficas apontam que o Paraná terá, já em 2027, população idosa superior à de jovens com menos de 15 anos. O estado está entre as unidades da Federação com maior incidência do fenômeno da transição demográfica.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.