Os riscos à saúde pública e o combate à adulteração de bebidas com metanol serão debatidos na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) nesta semana. O tema estará em pauta em audiência pública que buscará propor ações concretas para reforçar a fiscalização, ampliar a conscientização da população e endurecer a punição a quem pratica fraudes.
O encontro está marcado para quarta-feira, 15, às 10h, no Plenarinho. A agenda também prevê uma série de homenagens a entidades e categorias reconhecidas pelo Parlamento por suas contribuições à educação, saúde, comunicação, fé e meio ambiente.
As solenidades começam nesta segunda-feira, 13, com sessão em homenagem ao Dia do Professor, às 18h, no Plenário, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União).
Na terça-feira, 14, às 9h, o deputado Goura (PDT) promoverá sessão comemorativa pelos 80 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, com entrega de menções honrosas a nomes que marcaram a trajetória da entidade, fundada em 1945.
Ainda na terça, às 10h30, o deputado Fabio Oliveira (PODE) homenageará a Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança (APES), que completa 50 anos de fundação. À noite, às 19h, o Plenário receberá sessão solene em comemoração ao Dia do Médico, celebrando profissionais de diversas especialidades. A iniciativa é dos deputados Ney Leprevost (União) e Alexandre Curi (PSD).
Na quinta-feira, 16, o deputado Evandro Araújo (PSD) conduzirá sessão em homenagem à Comunidade Católica Shalom, às 19h, no Plenário. Já na sexta (17), às 9h30, o deputado Samuel Dantas (SD) promoverá homenagem ao grupo internacional de voluntariado ASEZ WAO, que atua em projetos de sustentabilidade e conscientização ambiental.
A Escola do Legislativo também terá programação especial. Na quinta-feira, 17, às 9h, haverá uma oficina técnica sobre os programas Pronon e Pronas/PcD, voltada à capacitação de profissionais e instituições para o desenvolvimento de projetos na área da saúde.
Na sexta-feira, 18, às 9h, no Plenarinho, o professor e advogado Rodrigo Luís Kanayama, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrará palestra sobre o livro Dicionário de Direito Parlamentar Brasileiro, que reúne conceitos e procedimentos sobre o funcionamento do Legislativo.
A sessão plenária desta segunda-feira, 13, trará 16 itens em pauta. Entre eles, o Projeto de Lei 270/2025, que obriga a divulgação do serviço Cejusc Endividados, do Tribunal de Justiça do Paraná, e o Projeto de Lei Complementar 9/2025, que altera a Lei Orgânica da Defensoria Pública, incluindo a Coordenadoria de Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência Doméstica.
Assembleia Legislativa
Também serão analisados o Projeto 101/2025, que cria o Roteiro Turístico Jornada de Fé do Sudoeste, e o 364/2025, que altera regras dos Colégios Cívico-Militares. Do Executivo, estão na pauta os projetos 773/2025, sobre a Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), e 833/2025, que trata da doação de imóvel ao município da Lapa.
Outras matérias tratam de roteiros turísticos, redefinição de limites entre municípios e criação de datas comemorativas, como o Dia Estadual de Combate ao Etarismo e o Dia da Escritora Paranaense.
A sessão plenária será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, pelo canal 10.2 (TV aberta), canal 16 (Claro/NET) e pelo YouTube.
- As transmissões da Assembleia são em:
(Com informação da Assembleia Legislativa do Paraná)


