Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Audiência na Assembleia propõe socorro ao setor madeireiro no Paraná

ALEP

Tarifaço dos EUA

Audiência na Assembleia propõe socorro ao setor madeireiro no Paraná

Conforme os dados apresentados na Assembleia, tarifas impostas pelos Estados Unidos impactam até 97% das exportações do segmento.

2 min de leitura
Audiência na Assembleia propõe socorro ao setor madeireiro no Paraná
Panorama da audiência pública no Plenarinho da Assembleia. Foto: Orlando Kissner/ALEP
Publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promoveu, nessa segunda-feira (29), audiência para debater os impactos das tarifas dos Estados Unidos sobre a economia paranaense.

Leia também:
Deputado estadual defende nova ponte sobre o Rio Paraná

Publicidade

O evento reuniu deputados, empresários e representantes do Governo do Paraná e de outras esferas do poder público, em busca de soluções para o tema.

Publicidade

Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia, comprometeu-se a aplicar regime de urgência às propostas que chegarem ao plenário da Casa. Assim, os textos poderão concluir a tramitação em apenas 48 horas.

A maior preocupação diz respeito ao setor madeireiro. Atualmente, até 97% das exportações das empresas paranaenses do ramo têm os Estados Unidos como destino.

Publicidade

“O setor madeireiro do Paraná foi o mais afetado por essa taxação, com quase cinco mil pessoas demitidas e muitos funcionários trabalhando em casa, prestes a serem demitidos”, apontou Curi, citado pela assessoria da Assembleia.

Artagão Júnior (PSD), líder do “bloco da madeira” na Assembleia Legislativa, comparou que as tarifas de até 50% significam, na prática, um embargo ao produto paranaense.

Publicidade

“O tarifaço inviabiliza a exportação, esse produto fica restrito ao mercado interno, naturalmente baixando o preço e inviabilizando a atividade econômica”, ponderou.

As propostas debatidas na audiência na Assembleia incluem a liberação de créditos de ICMS, incentivos ao mercado interno e diferimento na tributação.

Os participantes ressaltaram, no entanto, a importância de renegociar as tarifas com o governo dos Estados Unidos.

Para saber mais sobre as discussões ocorridas durante a audiência pública, no site da Assembleia Legislativa, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário