A Assembleia Legislativa do Paraná está promovendo, na manhã desta segunda-feira (29), audiência pública na sede da Casa, em Curitiba.
Leia também:
Assembleia aprova projeto que prevê perdão de dívidas da casa própria
A audiência tem como foco debater os efeitos das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, principalmente sobre a economia paranaense. Setores como o de produção de madeira, por exemplo, estão sofrendo o impacto da taxação de até 50%.
Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia, convocou o evento, em conjunto com o líder da bancada governista, Hussein Bakri (PSD).
Participam, ademais, os deputados estaduais que lideram as comissões e blocos que representam a economia do estado, como Artagão Júnior (PSD), Luiz Fernando Guerra (União) e Fábio Oliveira (Podemos).
A audiência no Plenarinho da Assembleia também pretende discutir caminhos para reduzir impactos sociais e econômicos, bem como impulsionar as negociações sobre as tarifas.
“Além de aumentarmos o apelo pelo início efetivo das negociações entre os governos, aproveitando a disposição mostrada pelo presidente Trump durante a conferência da ONU, vamos debater medidas paliativas que o estado pode adotar”, apontou Curi.
Entre as medidas citadas pelo presidente da Assembleia, destaque para a liberação de créditos de ICMS, incentivos ao mercado interno e diferimento na tributação.
Somente na cadeia produtiva da madeira processada, há cerca de 38 mil empregos no Paraná. Atualmente, 98% das molduras de portas exportadas pelas empresas paranaenses têm como destino os Estados Unidos.
Para assistir à audiência pública, ao vivo, clique aqui.
(Com informações da Assembleia Legislativa)

