Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Comissão da Assembleia aprova projeto que beneficia pessoas com deficiência

ALEP

Assistência jurídica

Comissão da Assembleia aprova projeto que beneficia pessoas com deficiência

Iniciativa em tramitação na Assembleia Legislativa garante assistência jurídica integral e gratuita às pessoas com deficiência no Paraná.

2 min de leitura
Comissão da Assembleia aprova projeto que beneficia pessoas com deficiência
Panorama da reunião dessa segunda na Assembleia Legislativa. Foto: Valdir Amaral/ALEP
Publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) aprovou, nessa segunda-feira (25), o Projeto de Lei n.º 655/2025.

Leia também:
Assembleia propõe instalação de novas placas nas praças de pedágio do Paraná

Publicidade

De acordo com a assessoria da Casa, o texto assegura assistência jurídica integral e gratuita às pessoas com deficiência no estado. A redação estabelece, entre outros pontos, diretrizes para a efetivação desse atendimento pela Defensoria Pública do Paraná.

Publicidade

O projeto em tramitação na Assembleia cita que o atendimento ocorrerá, preferencialmente, de forma remota, com foco na acessibilidade digital. Além disso, a Defensoria Pública disponibilizará várias opções de canais em seu portal oficial.

Nos casos de necessidade de atendimento presencial, haverá agendamento na unidade mais próxima ao domicílio da pessoa assistida. Ademais, a Defensoria poderá firmar convênios com órgãos públicos e outras instituições para estender o acesso ao direito.

Publicidade

Uma vez aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, a matéria seguirá seu trâmite normal pela Assembleia, ainda sem data para votação em plenário.

Também na reunião extraordinária dessa segunda, a comissão aprovou o Projeto de Lei n.º 656/2025. O texto altera cargos e estabelece gratificações na Defensoria Pública, em adequação à reforma administrativa e à ampliação dos serviços prestados.

Publicidade

O colegiado da ALEP aprovou, também, projetos enviados pelo Tribunal de Justiça, como o que formaliza a permuta interestadual de magistrados vindos de outras cortes.

Para conferir os detalhes de todas as matérias debatidas pela Comissão de Constituição e Justiça na reunião extraordinária dessa segunda, clique aqui.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário