A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) possui a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada estadual Cantora Mara Lima (Republicanos).
Leia também:
Assembleia Itinerante teve 21 edições nas diferentes regiões do Paraná
O colegiado divulgou, nesta semana, o balanço de sua atuação ao longo de 2025, com a análise de projetos de lei e a realização de audiências públicas.
De acordo com a assessoria da Assembleia, a comissão teve sete reuniões oficiais, que resultaram na análise e deliberação sobre 16 projetos de lei. Além disso, as audiências públicas promoveram espaços de escuta e repercussão de temas relevantes.
No primeiro semestre, por exemplo, o colegiado organizou uma audiência alusiva à Semana da Mulher. Os debates incluíram temas como violência doméstica, saúde feminina e tráfico de mulheres, ademais de mercado de trabalho e empreendedorismo.
No segundo semestre, em outubro, a comissão da Assembleia promoveu audiência em celebração aos 15 anos da campanha Outubro Rosa no Paraná.
Já a audiência “Pelo Fim da Violência contra a Mulher” reuniu autoridades do Judiciário, forças de segurança e instituições, para fortalecer o diálogo interinstitucional e o compromisso com ações efetivas contra a violência de gênero.
Em declarações reproduzidas pela assessoria da Assembleia, a deputada Cantora Mara Lima valorizou o trabalho desenvolvido pela comissão em 2025.
“As audiências públicas são espaços fundamentais de escuta e construção coletiva”, apontou. “Nosso compromisso é ouvir, dialogar e agir para proteger vidas e garantir direitos.”
Para conferir o balanço da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, na íntegra, clique aqui.
(Com informações da Assembleia Legislativa)

