A semana na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) será de debates sobre políticas públicas, homenagens, cultura e duas sessões plenárias nesta segunda-feira (1.º). As atividades começam com reunião de comissão e sessão solene.
A agenda contempla temas como defesa do consumidor, reabilitação, extensão rural, agropecuária, meio ambiente, pesquisa científica e lançamento de um livro. E, ainda, a abertura da programação especial de Natal do Parlamento.
Nesta segunda-feira, pela manhã, ocorre reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pelo deputado Paulo Gomes (PP). O finalidade é discutir a criação do Procon Municipal de Curitiba. Já o Plenário recebe sessão solene do deputado Bazana (PSD) em homenagem à Federação das Instituições de Reabilitação do Paraná.
Às 18h, no Salão Nobre, ocorre o lançamento do livro Violência Política Contra Mulher, iniciativa do presidente Alexandre Curi (PSD).
Na terça-feira, 3, às 10h30, a Assembleia celebrará os 70 anos da extensão rural no Paraná, reconhecendo o trabalho do IDR-Paraná e de seus extensionistas. Na quarta, 3, às 9h30, o Salão Nobre sediará homenagem à Cooenf/PR. A quinta-feira, 4, será dedicada ao setor aquícola, com audiência pública sobre criadores de tilápia, proposta do deputado Ricardo Arruda.
Na sexta-feira, 5, duas atividades encerrarão a semana: às 10h, audiência sobre o Dia Mundial do Solo, na UENP de Cornélio Procópio; e às 14h, celebração dos 25 anos do curso de Terapia Ocupacional da UFPR, seguida, às 18h, de sessão solene pelos 60 anos da FAEP.
Natal da Assembleia
A programação de Natal terá a abertura da Exposição de Presépios da CoopArte/Adetur nesta segunda, às 10h, no Espaço Cultural, e a Feira de Natal de Microempreendedores, às 13h30, atrás do Plenário.
Deliberações
As sessões plenárias ordinária e extraordinária de segunda-feira terão análise de projetos como o PL 521/2025, sobre fornecimento individualizado de água e energia em núcleos urbanos informais; o PLC 14/2025, que trata de contratações temporárias; e o PL 736/2025, sobre custas judiciais. O Projeto 1080/2025, sobre governança no ensino superior, volta à pauta da extraordinária.
Oito proposições serão votadas em turno único, entre elas homenagens, títulos e reconhecimentos culturais. As sessões serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia e pelo YouTube, a partir das 14h30.
(Com informações da Assembleia Legislativa)


