Rádio Clube
H2FOZ
Início » ALEP » Deputados recebem 130 demandas na última Assembleia Itinerante

ALEP

Descentralização

Deputados recebem 130 demandas na última Assembleia Itinerante

Pedidos de Astorga abrangem saúde, infraestrutura, segurança, educação e desenvolvimento regional.

3 min de leitura
Deputados recebem 130 demandas na última Assembleia Itinerante
Objetivo é aproximar Legislativo e população - foto: Valdir Amaral/ALEP
Google News iconSiga-nos no Google News


Os deputados estaduais retornaram de Astorga com mais de 130 demandas, reivindicações e pedidos apresentados durante a última edição da Assembleia Itinerante de 2025. As solicitações refletem as principais necessidades da região e abrangem áreas estratégicas como saúde, infraestrutura urbana e rural, segurança pública, educação, assistência social, desenvolvimento econômico, esporte, tecnologia e mobilidade.

As reivindicações recolhidas pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) foram formalizadas por diferentes entidades, entre elas a Prefeitura de Astorga, a Câmara Municipal, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Astorga (ACEAA), a Rede de Combate ao Câncer, o Hospital Regional Cristo Rei, a APAE, a Sociedade Rural e a Associação dos Municípios do Setentrião do Paraná (Amusep).

Publicidade

Entre os pedidos encaminhados pela prefeitura estão investimentos em modernização administrativa e tecnológica, com aquisição de equipamentos de informática, redes de TI, softwares, veículos e melhorias estruturais no Paço Municipal. Também foram solicitadas obras de infraestrutura, como a pavimentação do Parque Industrial Ricieri Resquetti, revitalizações urbanas, construção de barracões industriais e novos aportes para a área da saúde, incluindo unidades básicas, ampliação da Clínica da Mulher e da Criança, implantação da sede do CAPS, além de veículos e custeio de equipes especializadas.

A área da saúde concentrou parte significativa das demandas das entidades. A Rede de Combate ao Câncer de Astorga solicitou veículo utilitário, custeio de suplementos alimentares e equipamentos hospitalares. O Hospital Regional Cristo Rei pleiteou a aquisição de equipamentos completos para a implantação de uma nova sala cirúrgica. Já a APAE pediu notebooks e um micro-ônibus adaptado para o transporte de alunos e pacientes.

Na segurança pública, os pedidos envolveram o reforço do efetivo policial, melhorias nas estruturas da Polícia Militar e da Polícia Civil, implantação e integração de câmeras de monitoramento e aprimoramento do atendimento de emergência. A ACEAA e a Câmara Municipal também destacaram a necessidade de ações de ordenamento urbano, fiscalização do cabeamento aéreo e ampliação da iluminação pública.

A infraestrutura viária regional foi outro eixo central das reivindicações, com destaque para a duplicação da PR-218 nos trechos entre Astorga e Sabáudia, Iguaraçu e Arapongas, além de pavimentações rurais, melhorias em trevos industriais, drenagem urbana e manutenção das rodovias estaduais. A Amusep reforçou a importância de atenção especial do DER/PR para a conservação, a segurança viária e a ampliação da malha rodoviária que atende Astorga e municípios vizinhos.

(Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário