Com território marcado por acidentes geográficos como planaltos e serras, o estado do Paraná terá uma data específica para celebrar o Dia do Montanhismo.
Leia também:
Projeto contra o tráfico de crianças no Paraná avança na Assembleia
A matéria, de autoria dos deputados estaduais Goura (PDT) e Maria Victoria (PP) institui a celebração no Calendário Oficial de Eventos do Paraná.
De acordo com a assessoria da Assembleia Legislativa, o Dia do Montanhismo será recordado, todos os anos, em 21 de agosto.
Afinal, foi em um 21 de agosto, do ano de 1879, que os paranaenses Joaquim Olympio de Miranda, Bento Manoel de Leão e Antônio Mecias conquistaram o Pico do Marumbi, na Serra do Mar.
Conforme a justificativa do projeto, a conquista do Marumbi estabeleceu um novo marco esportivo nacional, consolidando o Paraná como berço da atividade no Brasil. Ademais, 21 de agosto já está, entre os praticantes, consagrado como o Dia do Montanhismo.
O estabelecimento da efeméride, no entender dos deputados autores, ajudará a fomentar a conscientização ambiental e o esporte de aventura, bem como a valorização do patrimônio natural do Paraná.
Os parlamentares propositores do Dia do Montanhismo também assinam outra matéria, o Projeto de Lei n.º 777/2023, ainda em tramitação na Assembleia. A proposta reconhece o montanhismo como patrimônio cultural imaterial do Paraná.
O texto cita, entre outros pontos, a contribuição da atividade para o estabelecimento da primeira vila de montanha do Brasil, a Vila Marumbi, na década de 1940.
(Com informações da Assembleia Legislativa)

