Rádio Clube
H2FOZ
Início » ALEP » Diabéticos terão atendimento prioritário em estabelecimentos do Paraná

ALEP

Diabéticos terão atendimento prioritário em estabelecimentos do Paraná

Conforme o projeto aprovado na Assembleia Legislativa, prioridade valerá em situações como exames que exigem jejum.

2 min de leitura
Diabéticos terão atendimento prioritário em estabelecimentos do Paraná
Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná nas sessões dessa terça-feira (15). Foto: Orlando Kissner/ALEP

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) aprovou, nessa terça-feira (15), o Projeto de Lei n.º 763/2023, de autoria da deputada Cloara Pinheiro (PSD). A matéria recebeu o aval do plenário em primeiro e segundo turnos de discussão.

Leia também:
Doenças raras: debate reforça urgência do diagnóstico precoce

Publicidade

O texto prevê preferência no atendimento às pessoas portadoras de Diabetes mellitus em estabelecimentos de saúde de todo o estado do Paraná.

A prioridade valerá em situações como filas para a realização de exames de diagnóstico que necessitem de jejum. Para ter direito, a pessoa deverá informar sua condição no ato do agendamento e apresentar documento comprovatório no momento do atendimento.

De acordo com a assessoria da ALEP, a prioridade seguirá as mesmas regras dos demais atendimentos preferenciais já existentes no Paraná.

Atualmente, têm preferência grupos como gestantes, idosos, pessoas com deficiência e pacientes com classificação de risco, nos casos de urgência e emergência.

Para a deputada autora da proposta, o projeto aprovado beneficiará os diabéticos do Paraná, pois evitará casos de complicações ligadas ao jejum.

“A proposta busca prevenir a ocorrência de eventos de hipoglicemia associados à exigência de jejum para a realização de exames complementares de diagnóstico, de imagem e coletas de sangue”, detalha.

Doenças crônicas no Paraná

Também nessa terça-feira, os deputados estaduais aprovaram a criação da Semana Estadual de Conscientização sobre as Doenças Crônicas no Estado do Paraná.

De autoria da deputada Flávia Francischini (União), o Projeto de Lei n.º 165/2024 destaca que doenças crônicas não transmissíveis representam grande desafio para a saúde. A lista inclui diabetes e hipertensão arterial, bem como doenças cardiovasculares e câncer.

Durante a Semana Estadual de Conscientização, o poder público promoverá ações para disseminar informação e incentivar hábitos saudáveis para a população do Paraná.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.