A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) recebeu, nessa quinta-feira (24), a visita de dois ex-governadores do estado. Roberto Requião e Cida Borghetti estiveram no plenário para dialogar com os participantes do Programa Parlamento Universitário.
Leia também:
Assembleia Legislativa analisará propostas do Parlamento Universitário
Desde a semana passada, acadêmicos de 25 instituições de ensino paranaenses estão participando de uma simulação na Assembleia Legislativa. Os estudantes atuam como deputados, líderes de bancada e assessores, exercendo diversas funções.
Pela manhã, Cida Borghetti, que também teve passagem pela Assembleia como deputada, falou sobre a importância do envolvimento ativo com a política.
“Muitas pessoas dizem que não gostam de política, mas é fundamental entender a importância da boa política, do diálogo, da diplomacia”, afirmou.
Além disso, Borghetti parabenizou a Escola do Legislativo da Assembleia pela criação do Programa Parlamento Universitário, que já está em sua sexta edição.
No período da tarde, o ex-governador Roberto Requião, que exerceu três mandatos, abordou temas como a relação entre os poderes Executivo e Legislativo. Requião agradeceu a oportunidade de compartilhar sua experiência.
“O discurso muitas vezes não corresponde à prática na política. Vemos contradições, como grupos que dizem defender o patriotismo, mas vendem estatais. Falta definir o que o Brasil quer”, apontou o ex-governador, citado pela assessoria da Assembleia.
“Estamos alicerçados no famoso tripé da meta de inflação, superávit primário e câmbio flutuante. Não há país que funcione com um modelo em que o dinheiro rende mais no banco do que em qualquer empreendimento real. Quem vai correr esse risco?”, refletiu.
De acordo com a Assembleia, as atividades do Parlamento Universitário seguirão até esta sexta-feira (25). A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é uma das instituições participantes da ação.
(Com informações da Assembleia Legislativa)