Rádio Clube
H2FOZ
Início » ALEP » Paraná pode ampliar uso de spray de pimenta para defesa de mulheres

ALEP

Proteção pessoal

Paraná pode ampliar uso de spray de pimenta para defesa de mulheres

Proposta que avança na Assembleia Legislativa inclui o uso e a comercialização controlada do spray, ampliando a proteção em situações de risco iminente.

3 min de leitura
Paraná pode ampliar uso de spray de pimenta para defesa de mulheres
Projeto vai ser deliberado pelo conjunto dos deputados - foto: Sejus-DF/arquivo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) avançou com projeto que amplia uso de spray de pimenta na defesa e proteção de mulheres. A sessão foi realizada nessa segunda-feira, 8.

O Projeto de Lei 1171/2025, dos deputados Ney Leprevost (União) e Alexandre Curi (PSD), garante acesso seguro e regulamentado ao spray de extratos vegetais, o spray de pimenta, como instrumento de legítima defesa para mulheres.

Publicidade

A iniciativa busca ampliar a proteção individual das paranaenses, especialmente em situações de risco iminente, ao autorizar o uso e a comercialização controlada do dispositivo não letal. “A adoção de mecanismos preventivos e acessíveis pode reduzir a vulnerabilidade das vítimas e contribuir para respostas mais rápidas diante de episódios de violência, sobretudo àquelas que já se encontram sob medida protetiva”, afirma a justificativa.

Spray de pimenta

O texto foi aprovado com substitutivo geral, incorporando a medida ao Código de Defesa da Mulher Paranaense. Outras duas propostas semelhantes também tramitam na Assembleia: o PL 138/2025, do deputado Do Carmo (União), e o PL 1169/2025, do deputado Tito Barichello (União).

Outro projeto aprovado foi o PL 1095/2025, da deputada Cristina Silvestri (PP), que recebeu emenda modificativa e trata da destinação de árvores retiradas em obras de rodovias para recuperação de áreas atingidas por desastres, com prioridade para a reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu.

Orienta Paraná

Foi aprovado ainda o PL 1099/2025, de Alexandre Curi (PSD) e Hussein Bakri (PSD), que institui a Campanha Permanente Orienta Paraná, voltada à orientação vocacional e profissional de estudantes do ensino médio das redes pública e privada. A proposta nasceu no programa Geração Atitude, desenvolvido pela Assembleia em parceria com o MPPR, TJPR e Executivo estadual.

Na forma de substitutivo geral, os deputados também aprovaram o PL 803/2025, de Hussein Bakri, que altera a Lei n.º 22.130/2024 e regulamenta as taxas cobradas sobre a venda de ingressos para eventos culturais e esportivos, exigindo detalhamento dos valores e proibindo cobranças indevidas.

Defensoria Pública

Avançou ainda o PL 1136/2025, da Defensoria Pública do Paraná, que autoriza o defensor público-geral a realizar pagamentos a peritos indicados em processos que envolvam beneficiários da assistência jurídica gratuita. O texto cria o Cadastro Eletrônico de Peritos e órgãos técnicos, com remuneração via Fundo de Aparelhamento da Defensoria e possibilidade de convênios para realização de exames técnicos e perícias.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.