A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) abriu, nessa quinta-feira (17), as atividades da sexta edição do programa Parlamento Universitário.
Leia também:
Assembleia Legislativa celebra Dia do Comerciante no Paraná
Até o final da próxima semana, acadêmicos de 25 instituições de ensino superior do Paraná participarão de debates e imersões no ambiente parlamentar. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é uma das instituições representadas.
Como incentivo, as matérias propostas pelos parlamentares universitários poderão virar, futuramente, projetos reais na Assembleia Legislativa.
Além dos estudantes que atuarão como deputados, o programa selecionou jovens para as funções de assessoria parlamentar e de imprensa.
A comunicação das ações desenvolvidas no Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa, por exemplo, estará a cargo de acadêmicos do curso de Jornalismo.
Na manhã desta sexta-feira (18), os parlamentares universitários elegeram a mesa executiva e o governador universitário, bem como a composição das comissões temáticas. Os participantes também formaram blocos e escolheram suas lideranças.
Na segunda-feira (21), começarão os debates das propostas, em espaços como o plenário da Assembleia Legislativa.
Até a próxima sexta-feira (25), estão previstas, ainda, atividades extras com a presença de autoridades e lideranças políticas.
De acordo com a assessoria da Assembleia Legislativa, nomes como os ex-governadores Roberto Requião e Cida Borghetti já confirmaram presença.
Ademais, Luiz Claudio Romanelli (PSD), deputado estadual, e os secretários estaduais Aldo Nelson Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Norberto Ortigara (Fazenda) dialogarão com os estudantes.
Para saber mais sobre o Parlamento Universitário 2025, clique aqui.
(Com informações da Assembleia Legislativa)