Terminou na última sexta-feira (25), após mais de uma semana de atividades, a edição 2025 do Parlamento Universitário na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
Leia também:
Assembleia Legislativa analisará propostas do Parlamento Universitário
Desenvolvido pela Escola do Legislativo, o programa reuniu cerca de 130 estudantes, oriundos de 24 instituições de ensino de todo o Paraná. Os acadêmicos atuaram como deputados, líderes de bancadas e suplentes, bem como em funções de assessoria.
De acordo com a Assembleia, os debates resultaram em 127 proposições, divididas em 123 projetos de lei e dois de lei complementar, além de uma proposta de emenda à Constituição e um projeto de decreto legislativo.
Após a análise nas comissões temáticas, 107 receberam o aval para votação em plenário, com 97 aprovações e seis rejeições. As demais propostas foram retiradas de pauta antes da deliberação pelos parlamentares universitários.
Conforme a assessoria da Assembleia, a mesa diretora da Casa irá avaliar as matérias sugeridas pelos estudantes, para eventuais reconversões em projetos de lei.
“Os participantes conseguiram ter um impacto real em projetos de lei e de análise nas comissões”, analisou Jeulliano Pedroso, diretor da Escola do Legislativo.
“Isso reforça a necessidade de projetos como esse para que as pessoas vivenciem espaços de debate político, institucional e democrático para além das redes sociais”, apontou.
A edição de 2025 também recebeu, no plenário da Assembleia Legislativa, os ex-governadores Roberto Requião e Cida Borghetti para diálogo com os estudantes. Deputados, secretários e servidores acompanharam todo o processo.
Para saber mais sobre o Parlamento Universitário 2025, no site da Assembleia Legislativa do Paraná, clique aqui.