Rádio Clube
H2FOZ
Início » ALEP » Assembleia aprova projeto que prevê perdão de dívidas da casa própria

ALEP

Habitação popular

Assembleia aprova projeto que prevê perdão de dívidas da casa própria

Texto em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná poderá zerar dívidas de até R$ 7 mil em programas de habitação no estado.

2 min de leitura
Assembleia aprova projeto que prevê perdão de dívidas da casa própria
Como recebeu emenda, projeto terá de passar por nova análise da CCJ da Assembleia. Foto: Orlando Kissner/ALEP

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nas sessões dessa terça-feira (23), o Projeto de Lei n.º 741/2025, encaminhado pelo Governo do Estado.

Leia também:
Deputado estadual defende nova ponte sobre o Rio Paraná

Publicidade

O texto prevê a quitação automática de dívidas no valor de até R$ 7 mil, vencidas ou prestes a vencer, dos mutuários da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

De acordo com a assessoria da Assembleia, o perdão visa a possibilitar que famílias que vivem há anos no mesmo imóvel possam regularizar sua situação.

O Governo do Paraná estima que o projeto poderá beneficiar até 17 mil famílias, nas diferentes cidades do estado. A maioria, conforme o Poder Executivo, vive em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica.

Líder da bancada governista na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Hussein Bakri (PSD) ressaltou o efeito da medida para a segurança das famílias.

“Quem tem uma casa popular geralmente possui baixa renda e, muitas vezes, não consegue pagar a conta, correndo o risco de perder o imóvel. E o estado pode gastar mais nessa cobrança judicial do que o valor da dívida”, apontou.

Assim, a iniciativa busca também reduzir os custos que a Cohapar tem com a cobrança de dívidas de pequeno valor e com ações judiciais. A proposta em tramitação na Assembleia prevê, ademais, a remissão integral de multas e juros moratórios.

O texto passou em primeiro turno, mas recebeu emenda e retornou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise antes de nova deliberação.

Uma vez definitivamente aprovado, o perdão da dívida dependerá apenas da concordância do beneficiário, que deverá assinar documento concordando com a ação.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.