A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) fechou o ano de 2025 com ampliação de serviços, fortalecimento da rede de proteção e reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido no estado.
Leia também:
Escola da Assembleia encerra o ano com mais de 11 mil inscritos
De acordo com o balanço divulgado pela assessoria da Assembleia, entre janeiro e dezembro, foram registrados 2.260 atendimentos.
Tal balanço engloba acompanhamento direto de mulheres assistidas (96), orientação a parlamentares e servidores (103), atendimentos presenciais (105) e ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência de gênero (7).
Além disso, houve a instalação de 58 unidades da Procuradoria da Mulher em Câmaras Municipais, elevando para 224 o número de municípios contemplados.
Em março de 2026, a Procuradoria, junto com a Liderança da Mulher da Casa de Leis, participará de debates na Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos.
Entre os programas destacados pela Procuradoria está o Cuidar de Quem Cuida. Conforme a assessoria, a iniciativa, voltada ao acolhimento de mães e pais atípicos, terá nova edição na Assembleia em abril de 2026.
As ações de 2025 incluíram o incentivo à independência econômica das mulheres que buscam romper ciclos de violência.
Em parceria com o governo estadual e instituições do comércio, a Procuradoria da Assembleia disponibilizou 220 vagas de cursos profissionalizantes. Tais cursos auxiliam na melhora da empregabilidade ou no empreendedorismo.
Para conferir o balanço completo, divulgado no site da Assembleia Legislativa, clique aqui.

