Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Assembleia aprova Programa Estadual de Pagamento de Recompensas

ALEP

Segurança pública

Assembleia aprova Programa Estadual de Pagamento de Recompensas

Projeto prevê compensação financeira ao cidadão que fornecer informações que contribuam para a prevenção, repressão ou solução de crimes.

2 min de leitura
Assembleia aprova Programa Estadual de Pagamento de Recompensas
Panorama da sessão dessa segunda (18) na Assembleia Legislativa. Foto: Orlando Kissner/ALEP
Publicidade

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) aprovou, em segundo turno, nessa segunda-feira (18), o Projeto de Lei n.º 154/2024.

Leia também:
Assembleia Legislativa homenageia os 125 anos da Fiocruz

Publicidade

A matéria, proposta pelo Poder Executivo, institui o Programa Estadual de Pagamento de Recompensas. Assim, cidadãos poderão receber compensação financeira por informações que contribuam para a prevenção, repressão ou solução de crimes.

De acordo com o texto aprovado na Assembleia, por 45 votos a 1, o recebimento das denúncias ocorrerá por meios como o telefone 181.

Conforme a redação, a informação será considerada útil quando for determinante para impedir, interromper ou solucionar um crime.

Publicidade

A versão ratificada pela Casa também contempla denúncias que ajudem a localizar criminosos em flagrante ou a encontrar vítimas desaparecidas, sequestradas, escravizadas, traficadas ou em cárcere privado.

A avaliação sobre o pagamento ficará a cargo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP/PR), que fará a regulamentação após a aprovação da lei.

Publicidade

Segundo a assessoria da Assembleia, o texto contempla a divisão do valor entre diferentes pessoas, nas situações com vários colaboradores.

Durante a passagem pelo Legislativo, o projeto recebeu duas emendas. Uma delas, de autoria do deputado Arilson Chiorato (PT), proíbe o pagamento de recompensas a policiais e familiares até o segundo grau.

A segunda, de autoria do deputado Hussein Bakri (PSD), permite a criação de canais exclusivos da Polícia Civil para recebimento e processamento de informações sigilosas.

Uma vez vencido o trâmite na ALEP, o projeto passará para a sanção do governador. Para ver todos os assuntos tratados na sessão dessa segunda, no site oficial da Casa de Leis, clique aqui.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário