Rádio Clube
H2FOZ
Início » ALEP » Proposta de estudante do ensino médio se torna lei no Paraná

ALEP

Projeto de Vida

Proposta de estudante do ensino médio se torna lei no Paraná

Sancionada em 12 de fevereiro, a lei visa a dar apoio vocacional para jovens, identificar aptidões e pensar em projeto de vida

3 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Proposta de estudante do ensino médio se torna lei no Paraná
Proposta partiu de uma estudante de União da Vitória. Foto: Gabriel Rosa/AEN

Uma proposta feita por uma estudante do ensino médio do Colégio Padre Giuseppe Bugatti, de União da Vitória, transformou-se em lei no Paraná. Rita de Cássia Lesnhak sugeriu a criação de um programa de apoio vocacional para ajudar jovens a identificar aptidões e pensar em projeto de vida.

Leia também: Foz começa implantes dentários pelo SUS; saiba como acessar

Publicidade

A ideia resultou na Lei n.º 22.973, sancionada em 12 de fevereiro de 2026. Por meio do dispositivo legal, foi instituída a Campanha Permanente Orienta Paraná, voltada para orientação vocacional e profissional de estudantes do ensino médio das redes pública e privada do estado.

A proposta havia sido premiada em 2025 como a melhor do projeto Geração Atitude e foi encampada pelos deputados Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, e Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Casa. O trabalho foi orientado pela professora Juliana Pessi Mayorca.

Segundo a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a iniciativa busca ampliar o acesso a informações sobre carreiras, áreas do conhecimento e tendências profissionais, contribuindo para escolhas mais conscientes em relação à formação para uma futura profissão.

Lei prevê oficinas e palestras

Na lei, está prevista a realização de oficinas, palestras, seminários, além de mentorias com profissionais de diferentes áreas. Também aplicação facultativa e gratuita de testes vocacionais para alunos da rede pública, visitas técnicas e estágios de curta duração.

Outros benefícios elencados são a disponibilização de plataformas digitais com informações atualizadas sobre cursos e oportunidades.

Com a lei, busca-se ainda reduzir as taxas de evasão e desistência precoce em cursos técnicos e de graduação, muitas vezes decorrentes de escolhas desalinhadas ao perfil do estudante.

A legislação também prevê apoio na elaboração de currículos, estratégias de estudo e planos de carreira, bem como a celebração de convênios com universidades, instituições de ensino profissional, empresas e conselhos regionais de profissões.

Segundo a Alep, a coordenação da Campanha Permanente Orienta Paraná poderá ser realizada pelas secretarias de estado em parceria com entidades públicas e privadas. A lei já está em vigor e poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo.

O projeto Geração Atitude é realizado pela Alep e Ministério Público do Paraná, com apoio de outras instituições estaduais. O programa visa a formar cidadãos mais conscientes, com foco em estudantes do ensino médio da rede pública.

(Com informações da assessoria de comunicação da Alep)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    Deixe um comentário