Rádio Clube
H2FOZ
Início » ALEP » Projeto que reduz o IPVA no Paraná é aprovado em redação final na Assembleia

ALEP

Alívio no bolso

Projeto que reduz o IPVA no Paraná é aprovado em redação final na Assembleia

Proposta agora segue para a sanção do governador e prevê redução de 45% no valor cobrado dos proprietários de veículos no Paraná.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Projeto que reduz o IPVA no Paraná é aprovado em redação final na Assembleia
Panorama dos trabalhos dessa terça na Assembleia Legislativa. Foto: Orlando Kissner/ALEP
Google News iconSiga-nos no Google News

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou, nas duas sessões ordinárias dessa terça-feira (16), o projeto que reduz a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado.

Leia também:
Legislativo aprova projeto que beneficia cooperativas de reciclagem no Paraná

Publicidade

De acordo com o texto do Projeto de Lei n.º 690/2025, de autoria do governador, a diminuição na alíquota será de 45%. Assim, o cálculo passará de 3,5% do valor de referência para 1,9% a partir de 2026.

Conforme a assessoria da Assembleia, o projeto foi aprovado com 48 votos favoráveis e nenhum contrário. Com a aprovação da versão final do texto, a matéria segue agora para a sanção governamental.

A iniciativa altera a Lei n.º 14.260/2003, que estabelece normas sobre o tratamento tributário relativo ao IPVA.

A medida aprovada na Assembleia abrange automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas. Tais veículos formam aproximadamente 83% da frota de 4,1 milhões de veículos tributados no Paraná, totalizando mais de 2,5 milhões de unidades.

Entretanto, a alteração não atingirá veículos que já contam com regras diferenciadas. É o caso, por exemplo, de ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga e movidos a gás natural veicular (GNV), que permanecerão com alíquota de 1%.

Na justificativa enviada à Assembleia, o Governo do Paraná citou fatores como alívio financeiro às famílias e estímulo à atividade econômica no estado.

O texto prevê, ademais, mecanismos de compensação para garantir a arrecadação, como o aumento da multa por atraso (de 10% para 20%). Além disso, a nova alíquota deverá reduzir a inadimplência e trazer de volta veículos emplacados em outros estados.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.