A Assembleia retoma suas atividades na próxima terça-feira, 9, após o feriado da Padroeira de Curitiba, com uma extensa programação. O destaque é para o setor de saúde, além de sessões solenes, formação e debates institucionais.
Saúde na Assembleia
A plenária desta terça inclui na pauta o projeto do Executivo que reduz o IPVA de 3,5 % para 1,9 % a partir de 2026. Trata-se de uma economia de 45% que pode beneficiar 3,4 milhões de proprietários.
Saúde Integrativa: audiência pública na quarta-feira, 10, às 18h30, no plenário, proposta pelo deputado Márcio Pacheco (PP), para discutir a integração entre medicina convencional e práticas complementares focadas no bem-estar holístico.
Comemoração dos 64 anos do Hospital de Clínicas: sessão solene também na quarta, às 14h30, coordenada pelo deputado Ney Leprevost (PP). Será marcada ainda pela assinatura da liberação de recursos para a construção do HCzinho, com capacidade triplicada e ambiente humanizado para atendimento infantil. Participarão da solenidade diversos deputados, como Maria Victoria (PP), Cantora Mara Lima (REP), entre outros.
Formação e participação estudantil: quarta-feira, às 14h: curso “Fiscais e gestores de contratos” na Escola do Legislativo, em parceria com a Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado, com os procuradores Bruno Gontijo Rocha e Igor Pires Gomes da Costa.
Quinta-feira,11: abertura da terceira edição do CEPMun, simulação da Assembleia Geral da ONU, com estudantes representando diplomatas em debates temáticos.
Outras proposições em pauta:
- PL 68/2025, do deputado Nelson Justus (União): autoriza doações de produtos para pets, destinados a famílias de baixa renda, ONGs e protetores, mediante prescrição técnica;
- PL da Defensoria Pública (655/2025): assegura assistência jurídica remota e acessível às pessoas com deficiência, com foco em acessibilidade digital;
- PL 163/2024, de Flávia Francischini (União): cria a Rota Turística do Surf Paranaense (municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba);
- Projetos do TJ/PR: PL 362/2024: reorganiza serviços notariais em Paiçandu e outras cidades;
- PL 569/2025: amplia direitos dos servidores do Judiciário com dependentes com deficiência, incluindo dispensa de expediente em casos necessários;
- PL 368/2021 (Luciana Rafagnin, PT): propõe que a merenda escolar seja 100% orgânica na rede pública;
- PL 777/2023 (Goura e Maria Victoria): reconhece o montanhismo como patrimônio cultural imaterial do Paraná.
(Com informações da Assembleia Legislativa)