A semana na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) será marcada por debates sobre saúde da mulher, cultura, direitos sociais e esporte. A programação inclui votações, audiências públicas, sessões solenes, exposições e atividades da Escola do Legislativo.
Nesta segunda-feira, 6, o Plenarinho sedia a audiência pública Haverá sinais, previna-se!, sobre prevenção ao câncer, proposta pela deputada Mara Lima (Republicanos). No mesmo dia, às 14h, será aberta no Espaço Cultural a exposição Primeiros Olhares, com obras em pintura a óleo produzidas por educandos do Projeto Garoto Cidadão.
Também na segunda, os deputados Arilson Chiorato (PT) e Tadeu Veneri (PT-PR) promovem audiência sobre os direitos dos povos de terreiro e o combate ao racismo institucional. À noite, no plenário, haverá sessão solene em homenagem aos médicos Marco Antônio e Pedro Ernesto Caron, responsáveis pelo Hospital Angelina Caron, que receberão o título de Cidadania Honorária do Paraná.
Saúde da mulher
Na terça-feira, 7, às 9h, será discutida a saúde da mulher no climatério, em audiência pública proposta pela bancada feminina e parlamentares aliados. Ainda na terça, às 10h, o preparador físico da seleção brasileira de skate, Henrique Lugarini, será homenageado por sua contribuição ao esporte.
Encerrando a semana, o deputado Delegado Tito Barichello (União) promoverá, na sexta-feira, 10, às 18h30, sessão solene em reconhecimento às mulheres motociclistas do Paraná.
Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo realizará dois eventos: na quarta-feira, 8, às 18h, um debate sobre violência contra médicas e profissionais da saúde; e na quinta-feira, 9, às 9h, um curso sobre os procedimentos do Tribunal de Contas.
Plenário
Entre os projetos em pauta, destaca-se o PL 27/2025, que equipara pacientes transplantados às pessoas com deficiência, garantindo direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Também será votado o PL 371/2024, que cria a Rota Turística da Inovação no Paraná, e outras propostas relacionadas à doação de imóveis e à ampliação de vagas no Quadro Próprio do Poder Executivo.
Em segundo turno, será apreciado o PL 641/2025, que institui a Rota do Rosário nas regiões do Norte Pioneiro e Campos Gerais. Em turno único, o plenário votará o PL 383/2025, que inclui a Oktoberfest de Francisco Beltrão no Calendário Oficial do Estado.
Outros projetos inserem o Festival Regional dos Municípios do Oeste (Fermop) no calendário estadual e concedem utilidade pública à Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Quedas do Iguaçu.
Na redação final, seguem quatro propostas: o Dia Estadual do Chorinho, o Dia Estadual de Orientação e Mobilidade e duas autorizações para doação de imóveis a municípios.
Assista
A sessão plenária de segunda-feira (6) será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, nos canais 10.2 (aberto), 16 (Claro/NET) e no YouTube.
(Com informações da Assembleia Legislativa)