Em nova edição da Assembleia Itinerante, quinta-feira, 5, na Expoban 2025, em Bandeirantes (PR), deputados estaduais receberam uma série de solicitações de instituições locais e de regiões vizinhas. O destaque ficou para segurança, saúde, infraestrutura, educação, cultura e assistência social.
Liderando as reivindicações, a prefeitura pleiteou a construção de um centro poliesportivo municipal, um parque ecológico e um viaduto no trevo de Abatiá, considerado essencial para mobilidade e segurança viária. Também pediu a instalação da 2.ª Companhia da Polícia Militar e a revitalização dos portais de entrada da cidade.
“Estamos percorrendo o Paraná com a Assembleia Itinerante e temos conquistado avanços em todos os lugares por onde passamos”, afirmou Alexandre Curi (PSD), presidente da ALEP. “Estamos construindo junto com os moradores das cidades, ouvindo o que eles querem de melhoria, o que eles almejam.”
Assembleia Itinerante
O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) apresentou demandas como Delegacia da Mulher, uma área para adestramento de cães policiais, câmeras de monitoramento com inteligência artificial e novas instalações para o órgão.
Na área da educação infantil, o CMEI Paulo Meneghel solicitou dois carrinhos coletivos (oito lugares cada um), além de 21 protetores antiesmagamento para portas e portões.
A Associação Anjo Azul, que atende pessoas com autismo na região, pediu emenda parlamentar ou custeio para sustentar suas ações.
A Câmara Municipal apresentou um pacote completo: recursos para o SAAE, construção de CMEIs, instalação de redutores eletrônicos de velocidade na PR‑855 (trevo do Cemitério) e na BR‑369 (acesso à Usiban), apoio à Santa Casa de Misericórdia e cobertura para feirantes no Parque do Povo.
A Biblioteca Municipal de Abatiá solicitou um telecentro, brinquedoteca, equipamentos audiovisuais, mobiliário, utensílios de cozinha e atualização do acervo.
A Sociedade São Vicente de Paulo, de Carlópolis, pediu ampliação das instalações e aquisição de insumos, enquanto a Amunop reivindicou mais um aparelho de ressonância magnética para o Hospital Regional de Cornélio Procópio, diante da alta demanda.
O Sindicato Rural solicitou alterações em dois trevos da BR‑369 — um no km 65 (servindo os bairros Água Branca e Três Águas) e outro entre o km 45 e o 48, na entrada da Fazenda Paraguai.
Por fim, a Associação Vida e Esperança pediu R$ 90 mil para compra de veículo utilitário. O Projeto Usina da Cidadania solicitou instrumentos musicais (violão, bateria, teclado e percussão) e adaptações no espaço. A Comunidade Terapêutica São Pio e a Associação Colo de Maria buscaram emendas e melhorias estruturais.
(Com informações da Assembleia Legislativa)