Rádio Clube
H2FOZ
Início » ALEP » Projeto na Assembleia cria selo para incentivar doação de sangue no Paraná

ALEP

Promoção da saúde

Projeto na Assembleia cria selo para incentivar doação de sangue no Paraná

Texto apresentado pelo deputado estadual Marcelo Rangel (PSD) já está em tramitação na Assembleia Legislativa.

2 min de leitura
Projeto na Assembleia cria selo para incentivar doação de sangue no Paraná
Hemonúcleo de Foz do Iguaçu poderá ser beneficiado pela matéria em tramitação na Assembleia. Imagem: Google Street View (Arquivo)

Começou a tramitar, na última segunda-feira (24), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Marcelo Rangel (PSD).

Leia também:
Assembleia homenageia comunidade nordestina do Paraná

Publicidade

Vice-líder da bancada governista na Assembleia, Rangel propõe a criação do Selo Movimento Pela Vida. A iniciativa busca reconhecer empresas e instituições que adotam políticas permanentes de promoção à saúde, bem-estar e incentivo à doação de sangue.

De acordo com Rangel, a concessão do selo ocorreria anualmente, para que as práticas desenvolvidas pelas empresas e organizações tenham continuidade.

“É uma iniciativa voluntária, sem custos para as empresas, que fortalece a solidariedade e melhora a qualidade de vida dos trabalhadores”, afirmou o deputado, citado pela assessoria da Assembleia.

O projeto destaca, principalmente, a importância de aumentar a doação de sangue no Paraná, cujos hemonúcleos sofrem com baixos estoques.

Conforme a Assembleia, atualmente, menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente. Tal índice está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere percentuais entre 3% e 5%.

Rangel acredita que a criação do selo poderá incentivar campanhas internas, bem como flexibilizar jornadas para doadores, no intuito de aumentar esse contingente.

O projeto apresentado na Assembleia prevê, ademais, estímulo a práticas como ginástica laboral e prevenção de doenças físicas e emocionais no ambiente de trabalho.

De acordo com o parlamentar, outros estados brasileiros, como Espírito Santo e Ceará, já apresentaram iniciativas semelhantes, reforçando a relevância do tema no cenário nacional.

Antes de entrar na pauta de votação, contudo, o texto passará pela análise das comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Paraná.

(Com informações da assessoria)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.