A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) recebeu, nessa quarta-feira (20), um evento alusivo ao Dia do Maçom (20 de agosto).
Leia também:
Projeto contra o tráfico de crianças no Paraná avança na Assembleia
De acordo com a assessoria da Casa, a proposta da solenidade partiu do deputado Ney Leprevost (União), que aproveitou a ocasião para entregar homenagens.
O evento ocorreu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná, com a presença de autoridades e membros da maçonaria paranaense.
Conforme Leprevost, as entidades maçons desenvolvem ações importantes no estado, em locais nos quais o poder público, muitas vezes, não consegue chegar.
“Assim como outras entidades filosóficas, clubes de serviço, igrejas e religiões diversas, a maçonaria desenvolve ações de qualificação profissional, atendimento em saúde e apoio a entidades filantrópicas que cuidam de idosos e crianças em situação de vulnerabilidade”, apontou o parlamentar, citado pela assessoria da Assembleia.
Leprevost defendeu, ademais, a necessidade de desmistificar as instituições maçônicas, cercadas por um véu de mistério. Atos como o dessa quarta, no Salão Nobre da Assembleia, contribuem para o referido propósito.
“Além disso, a maçonaria tem uma contribuição histórica relevante no Brasil, sempre se posicionando em momentos difíceis, na luta contra a corrupção, a favor da liberdade e da democracia”, complementou.
Paulo Roberto Socher, grão-mestre estadual do Grande Oriente do Brasil — Paraná, agradeceu o reconhecimento à Assembleia. “Ficamos muito contentes quando esse esforço é valorizado”, indicou.
Fundado em 4 de setembro de 1902, o Grande Oriente do Paraná (GOP) conta com 200 lojas e mais de 5,3 mil integrantes. A lei que institui o Dia do Maçom no Calendário Oficial de Eventos do Paraná existe desde 2012.
(Com informações da Assembleia Legislativa)

