Vozes Tupis

Até 1800 não se falava outro idioma aqui na Pindorama que não fosse o tupi-guarani.

Apoie! Siga-nos no Google News

Até 1800 não se falava outro idioma aqui na Pindorama (para os povos tupis-guaranis, uma terra livre dos males, nome dado ao Brasil) que não fosse o tupi-guarani. Colonos, escravizados e originários falavam um idioma geral conhecido como Nheengatu, que era o tupi clássico sistematizado gramaticalmente pelos jesuítas. Só começamos a falar português quando da vinda da família imperial portuguesa fugida de Napoleão.

O nheengatu é hoje o idioma geral das terras altas amazônicas, sendo falado e compreendido pela maioria das nações que lá habitam e também pelos guaranis daqui do sul (AR-BR-PY).

A fúria do metal e a racionalidade do rap passaram a ser cantados em tupi-guarani com Arandu Arakuaa e Kunumi MC, entre outros artistas dos povos originários deste canto do SUL.

Arandu Arakuaa é uma banda brasileira de metal tupi-guarani criada em abril de 2008 em Brasília. As letras expõem as cosmovisões e lutas dos povos indígenas e divulgam e valorizam as manifestações culturais dos povos primeiros do Brasil.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS NO SEU CELULAR!
https://bit.ly/canal-h2foz

Kunumi MC é filho de um dos primeiros escritores guarani brasileiro a publicar um livro, Olívio Jekupé e é