Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Uma vida inteira sendo eu e ainda sou um mistério para mim

Café Filosófico

Uma vida inteira sendo eu e ainda sou um mistério para mim

Professor Caverna convida Juliana Santos para refletir nós somos um mistério para nós mesmos.

5 min de leitura
Uma vida inteira sendo eu e ainda sou um mistério para mim

Por Juliana Santos

Como isso seria possível? Estamos no ano de 2025, os humanos já conquistaram e avançaram tanto. Nações organizadas, Viagem à Lua, Revolução Industrial, Revolução Digital…. Quando comparamos os âmbitos tecnológicos é inegável esse avanço. É inegável tudo que é mais rápido, mais fácil, mais produtivo. E enquanto os humanos se vislumbram com os aspectos externos, mais adormecem para si mesmos, nos aspectos internos.

Enquanto o homem não souber para que porto quer ir, nenhum vento será o vento certo. ” Sêneca – Trecho da carta 71 – escritas entre 62 e 65 d.C., destacando o ano da escrita apenas para destacar que essa afirmação tem ao menos… 1960 anos atrás. Reflexões profundas e inerentes a alma humana, que busca a fonte de respostas a estas indagações internas. Num tempo onde o se tornar um SER HUMANO era algo primordial. Buscava-se a formação moral, baseada em virtudes.

Atualmente cada vez mais olhar para dentro se torna mais significativo e importante. Ao mesmo tempo que cada vez mais se torna desafiador. Exige a virtude da CORAGEM, de olhar inclusive nossas fraquezas. Num mundo dual onde estamos, é impossível conquistar VIRTURDES sem que se reconheça onde precisamos inseri-las. E muito provavelmente dará muito trabalho. Exigirá ESFORÇO, PERSISTÊNCIA E CONSTÂNCIA.

O Mistério é justamente esse, olhar para si, reconhecer suas fraquezas não como pedras que atrapalham, e sim como oportunidades de conquistas. Conquistar a si mesmo é muito mais desafiador, temos em nós “vozes”, muitas vezes indolentes nos dizendo: “você não precisa passar por isso”, “você não é todo mundo”, “é obrigação dele fazer por mim”, “ah outra pessoa vai resolver isso”. Inúmeras situações a VIDA nos apresenta como oportunidades de aprendizado. E o que escolhemos? É esse o prima que vai nortear as nossas conquistas. Nunca se teve na história da humanidade tantas oportunidades de escolhas. E como estamos fazendo elas? O que é o que nutre nossas escolhas? Que princípios, quais valores e virtudes? Muitas das vezes escolhemos apenas o que é confortável, o que é fácil. E não enxergamos a armadilha ardilosa que essas vozes nos fazem.

Steven Presfield em seu livro, “Como superar seus limites internos”, dá nome a essas vozes de RESISTÊNCIA, ele explica que na medida que nós desenvolvemos ou buscamos melhorar em algo elas atacam. Sem dó nem piedade. E aquele que não conhece suas fraquezas, que não usa do DISCERNIMENTO para separar o real do irreal, tampouco irá se desafiar na escada do crescimento, conseguindo combate-las. Sêneca em seu livro Sobre a Ira, nos orienta que “Ao enfrentar as adversidades com serenidade, cultivamos a resiliência necessária, para superar os desafios. Assim como o mar agitado não afeta a profundidade calma do oceano, nossa serenidade interior nos permite manter a clareza mental, enfrentar as provações e emergir mais fortes. A força real está em nossa habilidade de dominar nossas reações, em vez de nos deixarmos dominar por elas. ”

Essa construção de se conhecer é árdua e constante. Deve-se estar como um escoteiro, SEMPRE ALERTA, usando da CONSCIÊNCIA como um bastão para conduzir no caminho. Assim encontrar nos clássicos como Confúcio, Marco Aurélio, Buda, Jesus; as ferramentas e instruções valiosas para a vereda da vida, para que possa ter uma jornada de pequenas vitórias, pois ao final da jornada poder colecionar todas elas no seu memorial de recordações e conquistas. Todas importam e todas as vitórias vem a ser um incentivo para ir em frente se desafiando e crescendo degrau por degrau. Isso é SEM PAUSA E SEM PRESSA.

A BELEZA do mistério de viver, se tornar uma aventura, na dualidade existente podemos vislumbrar o UNO, que a todos dá igual oportunidade. Cabe a cada um encontrar seu próprio caminho. Pois ele é único e individual. Encontrar em si mesmo a VERDADE imutável e universal. Assim como parte da NATUREZA o MISTÉRIO que somos, ir cada dia mais investigando e revelando a si mesmo.

Juliana Santos
⦁ Filósofa e membro da Organização Internacional Nova Acrópole – Unidade de Foz do Iguaçu
⦁ Aluna da Disciplina: Tópicos especiais em gestão e desenvolvimento regional sustentável: Estrutura Básica Interdisciplinar da Filosofia Humana, do Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade da UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu – PR.

Convite Especial: Café Filosófico

Reflexões para Pais e Filhos


Prezadas famílias!
Temos o prazer de convidá-los para o V Café Filosófico, um encontro especial onde pais e filhos poderão compartilhar um momento de reflexão e diálogo sobre os dilemas da vida.


Em um mundo repleto de desafios e mudanças constantes, criar espaços para conversas significativas fortalece os laços familiares e amplia nossa visão de mundo. Neste evento, vamos explorar juntos questões que nos fazem pensar, crescer e nos conectar de maneira mais profunda.


Por que participar?
✔ Fortaleça a relação com seu filho(a) por meio do diálogo
✔ Reflita sobre valores, escolhas e desafios da vida
✔ Compartilhe ideias em um ambiente acolhedor e inspirador

Data e local: Zeppelin

Contaremos com um ambiente descontraído e um delicioso café para tornar este momento ainda mais especial!
Venha viver essa experiência enriquecedora conosco! Sua presença fará toda a diferença.
Esperamos você e sua família!

Ingressos para o V Café Filosófico:

https://cafefilosoficoo.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/1-lote-ingressos

Comunidade do “Café Filosófico” no WHATSAPP:

https://chat.whatsapp.com/Ewehn3zxEBr6U0z96uZllP

Obs. Caro leitor, o objetivo aqui é estimular a sua reflexão filosófica, nada mais! mais nada!

E aí, curtiu a ideia geral? Deixe seu comentário logo abaixo.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Professor Caverna

    Caverna é professor de Filosofia, criador de conteúdo digital e coordenador do projeto “Café Filosófico” em Foz do Iguaçu.

    Deixe um comentário