Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » “Nossa China é o Brasil”, afirma ministro da Economia do Paraguai

Carta ao leitor

Integração econômica

“Nossa China é o Brasil”, afirma ministro da Economia do Paraguai

Para Carlos Fernández Valdovinos, Brasil tem papel fundamental para diversificar e internacionalizar a economia do Paraguai.

2 min de leitura
“Nossa China é o Brasil”, afirma ministro da Economia do Paraguai
Bandeiras do Paraguai, Brasil e China. Imagem gerada com inteligência artificial.
Publicidade

“Nossa China está aqui ao lado. Nossa China é o Brasil”, afirmou o ministro da Economia do Paraguai, Carlos Fernández Valdovinos, no último dia 26 de setembro.

Leia também:
Ponte da Integração tem possível data de abertura — confira o cronograma

Publicidade

A declaração, publicada pelo jornal La Nación, recebeu pouca atenção no noticiário econômico. Revela, no entanto, o desejo paraguaio de se integrar com as cadeias de produção do Brasil e atrair cada vez mais investidores brasileiros para o país.

Publicidade

Após a analogia entre China e Brasil, Fernández complementou dizendo que “temos que continuar gerando as condições, não apenas no ambiente macro, mas as condições para facilitar o investimento. Por isso, aprovamos novas leis: a atualização da Lei da Maquila e a nova lei de montagem, para atrair investidores e diversificar a economia.”

O H2FOZ acompanha, há tempos, os esforços do Paraguai para atrair investimentos industriais brasileiros. Atualmente, várias fábricas de empresas brasileiras já estão instaladas no país vizinho, com destaque para a região de Ciudad del Este.

Publicidade

Nesta semana, a multinacional JBS anunciou sua volta ao mercado paraguaio, com a aquisição de um frigorífico em Caaguazú. A unidade para produção de carne de frango, situada a cerca de 115 quilômetros da fronteira, deverá gerar 1,1 mil postos de trabalho.

Não por acaso, em setembro, alguns dos conteúdos mais lidos nas páginas do H2FOZ tiveram como foco investimentos brasileiros no Paraguai.

Publicidade

De fato, desde a abertura da Ponte da Amizade, em 1965, e da construção de Itaipu, entre as décadas de 1970 e 1990, os países estão cada vez mais integrados.

Que venha, portanto, a abertura da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, que já tem data provável anunciada (clique aqui para saber mais).

Notícias do Paraguai no H2FOZ

Sabia que o H2FOZ tem um canal exclusivamente dedicado ao Paraguai? Para ficar por dentro das notícias que conectam brasileiros e paraguaios, acesse https://www.h2foz.com.br/paraguai/.

Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu. Assine o H2FOZ!

Obrigado pela leitura e ótima semana!

Guilherme Wojciechowski colabora diariamente com o H2FOZ e acompanha, desde a presidência de Nicanor Duarte Frutos (2003–2008), o noticiário do Paraguai.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário