Rádio Clube
H2FOZ
Início » Cidade » Nas avenidas da Vila A, começa instalação de semáforos “inteligentes”. Como funcionam?

Cidade

Primeira etapa

Nas avenidas da Vila A, começa instalação de semáforos “inteligentes”. Como funcionam?

Os novos semáforos reconhecem até uma ambulância, por exemplo, e abrem para dar passagem. São também eficazes pra reduzir acidentes.

3 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Nas avenidas da Vila A,  começa instalação de semáforos “inteligentes”. Como funcionam?
Os semáforos fazem parte da primeira fase da transformação da Vila A no primeiro bairro inteligente do Brasil.(Foto: Kiko Sierich)

Os quatro principais cruzamentos da Vila A, em Foz do Iguaçu, começaram a receber, nesta terça-feira (3), as intervenções necessárias para a instalação dos semáforos inteligentes. Esta é a primeira de uma série de soluções do Programa Vila A Inteligente que começa a ganhar visibilidade.

A iniciativa é promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Itaipu Binacional e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Publicidade

A previsão é que nas próximas duas semanas os semáforos já estejam instalados nos cruzamentos da Avenida Paraná com Avenida Araucária; Avenida Silvio Américo Sasdelli com Avenida Paraná; Avenida Silvio Américo Sasdelli com Avenida Garibaldi; e Avenida Silvio Américo Sasdelli com Avenida Andradina.

Os equipamentos com Inteligência Artificial embarcada trarão melhorias para a mobilidade no bairro.

Eles serão capazes, por exemplo, de reconhecer a passagem de uma ambulância e dar maior celeridade ao atendimento das vítimas. Também serão instalados os semáforos para pedestres, diminuindo o risco de acidentes nos cruzamentos.

O gerente do Centro de Competência em Tecnologias Abertas e Internet das Coisas do PTI-BR, Willbur Rogers de Souza, explica que, durante o período de transição, a população vai se deparar com dois semáforos nesses locais. Isso porque será feita a sincronização dos equipamentos. Todo o processo está sendo feito em conjunto com o Foztrans.

Bairro inteligente

Em duas semanas, os semáforos deverão estar funcionando nas principais avenidas da Vila A. Foto Kiko Sierich

Os semáforos inteligentes integram a primeira fase do programa que vai transformar a Vila A no primeiro bairro público inteligente do Brasil.

Além deles, também serão implementadas, nesta primeira etapa, pontos de ônibus inteligentes, câmeras de monitoramento de placas e luminárias inteligentes com câmeras com reconhecimento facial. A previsão é que o lançamento desta fase ocorra ainda em 2020.

O diretor superintendente do Parque Tecnológico, general Eduardo Garrido, afirma que o início das obras civis para instalação dos semáforos representa um marco para o Programa Vila A Inteligente.

“Damos o pontapé para esse projeto que tem a intenção de transformar a vida dos iguaçuenses, tanto por meio das próprias tecnologias, como pela atração de novas empresas para esse ambiente de testes e validações que está sendo criado”, disse. “Isso vai gerar emprego, renda e maior qualidade de vida para nossos cidadãos”, ressalta Garrido.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos