Por Paulo Bogler
Seis cidades do Paraná estão entre as 50 com melhores condições para empreender no Brasil em 2023. Cascavel, na Região Oeste, é uma delas. O ranking é elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) insere Curitiba como a primeira da lista entre as paranaenses, em 7.º lugar geral. Depois vêm Maringá (20.º), Londrina (23.º), São José dos Pinhais (26.º), Cascavel (30.º) e Ponta Grossa (50.º).
Mais populosas
O estudo anual é feito com as 101 localidades mais populosas e considera indicadores como infraestrutura, ambiente regulatório e capital humano, os quais favorecem quem quer empreender.
Floripa à frente
Chama atenção Florianópolis (SC), que ficou em segundo lugar na lista geral. A capital ampliou sua base econômica, acrescentando ao turismo a inovação. Nesse quesito, a cidade lidera, a partir de pontos como a concentração de talentos no mercado de trabalho local, financiamento de ações de inovação e infraestrutura tecnológica.