Covid-19: idosos podem tomar 4ª dose, mas muitos ainda estão “devendo” as anteriores

De acordo com dados do Governo do Estado, mais da metade daqueles que tomaram as doses iniciais não retornou aos postos para receber o reforço.

Apoie! Siga-nos no Google News

De acordo com dados do Governo do Estado, mais da metade daqueles que tomaram as doses iniciais não retornou aos postos para receber o reforço.

Pessoas com 60 anos ou mais já podem tomar a quarta dose – ou segunda dose de reforço – da vacina contra a covid-19 em Foz do Iguaçu. A imunização está disponível para esse grupo, desde a manhã desta segunda-feira (4), em 29 unidades de saúde do município.

Enquanto os idosos já se encaminham para a quarta etapa, grande parcela da população está “devendo” as doses anteriores. De acordo com dados da Secretaria da Saúde, 245.471 e 222.554 moradores receberam, respectivamente, a primeira e a segunda dose da vacina. Em relação à dose de reforço (ou terceira dose), esse índice cai drasticamente.

Até esta segunda-feira (4), apenas 91.979 haviam recebido a terceira dose da vacina, ou seja, uma diminuição de 62,5% em relação àqueles que tomaram ao menos uma dose.

Os números podem apresentar uma pequena diferença em relação aos do município, já que há um atraso natural no processo entre a divulgação do estado e o envio de informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu, que não divulga os boletins municipais sobre o tema desde o dia 14 de fevereiro.

Quarta dose: orientações

Para receber a quarta dose da vacina, não é necessário agendamento. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima da residência, portando documentos pessoais e carteira de vacinação. É necessário o intervalo de quatro meses entre a terceira e a quarta dose, e quem contraiu covid deve aguardar 30 dias a contar do início dos sintomas para tomar a vacina.

Além do imunizante contra a covid, os idosos (e trabalhadores da saúde) podem atualizar o esquema de vacinação contra a gripe (influenza).

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.