Não caia no golpe. Anvisa alerta para venda de vacinas falsas contra a covid-19 na internet

Até o momento, não há imunizante autorizado para uso no país. Polícia investiga a fraude; saiba como denunciar.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta sobre a venda na internet de vacinas falsas contra a covid-19. Segundo a instituição sanitária, a polícia está investigando casos que foram tornados públicos pela imprensa.

Os farsantes teriam ofertado o produto, que não é verdadeiro, em sites e redes sociais. A Anvisa pede que essa comercialização fraudulenta seja denunciada à Ouvidoria.

A agência reforça que não há, ainda, qualquer vacina preventiva ao novo coronavírus registrada ou liberada para o uso emergencial no país. Dois pedidos, do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estão em avaliação.

“Tanto o registro quanto a autorização para uso emergencial de medicamentos (inclusive as vacinas) são de competência da Anvisa”, diz o informe. “Sem essas autorizações, um medicamento não pode ser comercializado e disponibilizado à população, sob risco para a saúde dos consumidores”, prossegue a nota.

No alerta, a Anvisa assevera:

“Atenção, consumidores! A falsificação de medicamentos pode ocasionar danos irreversíveis à saúde, podendo levar a óbito, uma vez que não é possível verificar a segurança, a qualidade e a eficácia desses produtos.”

A autarquia sanitária adverte também que apenas “empresas certificadas pela Anvisa e licenciadas pela autoridade sanitária local poderão, quando for o caso, distribuir, fabricar, importar, transportar e aplicar as vacinas de Covid-19 autorizadas”.

“Cada lote importado é submetido a ensaios completos de controle de qualidade pelo fabricante e deve possuir um certificado de liberação, de acordo com as especificações estabelecidas no registro do produto junto à Anvisa”, expõe a instituição.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.