Paraná confirma mais 3 casos da variante delta; agora são 7 ocorrências

Novos casos foram confirmados em três cidades - Foto: Jéssica Natal/UEPG

Não está caracterizada a transmissão comunitária, diz Saúde; ministério participará de investigação ampliada.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais três casos da variante delta do coronavírus no Paraná. A identificação foi por sequenciamento genômico do vírus, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Agora são sete ocorrências no estado dessa cepa, que foi descoberta na Índia. Os três novos casos são de Francisco Beltrão, Mandaguari e Rolândia, que se somam aos outros quatro confirmados anteriormente, de um mesmo núcleo de pessoas – com dois óbitos – em Apucarana.

Segundo a Sesa, “ainda não existe a caracterização de transmissão comunitária”. De acordo com a secretaria, “os quatro primeiros casos pertencem ao mesmo grupo e de contatos próximos, e os três novos são de diferentes municípios, podendo ser ‘isolados’”, informou.

Três novos casos

Francisco Beltrão: homem de 60 anos que teve sintomas no dia 10 de junho, foi internado com suporte ventilatório e recebeu alta em 18 de junho.

Mandaguari: homem de 28 anos que manifestou sintomas e foi internado no início de abril. Chegou a ter alta, mas retornou à unidade hospitalar em junho, teve o quadro agravado com intubação e foi a óbito em 29 de junho.

Rolândia: mulher de 59 anos que foi internada, porém já obteve alta. Desde 12 de junho, é monitorada.

Investigação mais ampla

Conforme a Sesa, uma equipe do Ministério da Saúde chegou ao Paraná nesta sexta-feira, 9, para integrar uma investigação ampliada dos casos confirmados da variante delta. O estudo será em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

“Mesmo sem a transmissão comunitária, vamos ampliar a investigação”, afirmou o secretário Beto Preto. As equipes e técnicos de saúde, disse, estarão nesses quatro municípios [com registros da variante delta] realizando novos rastreamentos”, concluiu.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.