Paraná confirma mais 3 casos da variante delta; agora são 7 ocorrências

Novos casos foram confirmados em três cidades - Foto: Jéssica Natal/UEPG

Não está caracterizada a transmissão comunitária, diz Saúde; ministério participará de investigação ampliada.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais três casos da variante delta do coronavírus no Paraná. A identificação foi por sequenciamento genômico do vírus, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Agora são sete ocorrências no estado dessa cepa, que foi descoberta na Índia. Os três novos casos são de Francisco Beltrão, Mandaguari e Rolândia, que se somam aos outros quatro confirmados anteriormente, de um mesmo núcleo de pessoas – com dois óbitos – em Apucarana.

Segundo a Sesa, “ainda não existe a caracterização de transmissão comunitária”. De acordo com a secretaria, “os quatro primeiros casos pertencem ao mesmo grupo e de contatos próximos, e os três novos são de diferentes municípios, podendo ser ‘isolados’”, informou.

Três novos casos

Francisco Beltrão: homem de 60 anos que teve sintomas no dia 10 de junho, foi internado com suporte ventilatório e recebeu alta em 18 de junho.

Mandaguari: homem de 28 anos que manifestou sintomas e foi internado no início de abril. Chegou a ter alta, mas retornou à unidade hospitalar em junho, teve o quadro agravado com intubação e foi a óbito em 29 de junho.

Rolândia: mulher de 59 anos que foi internada, porém já obteve alta. Desde 12 de junho, é monitorada.

Investigação mais ampla

Conforme a Sesa, uma equipe do Ministério da Saúde chegou ao Paraná nesta sexta-feira, 9, para integrar uma investigação ampliada dos casos confirmados da variante delta. O estudo será em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

“Mesmo sem a transmissão comunitária, vamos ampliar a investigação”, afirmou o secretário Beto Preto. As equipes e técnicos de saúde, disse, estarão nesses quatro municípios [com registros da variante delta] realizando novos rastreamentos”, concluiu.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1368 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.