Vacina contra o novo coronavírus: Fiocruz prevê entregar 1 milhão de doses em fevereiro

Imunizante é o que foi criado pela Universidade de Oxford e licenciado à AstraZeneca.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) planeja entregar um milhão de doses da vacina contra o novo coronavírus em fevereiro, que serão produzidas entre os dias 8 e 12. O anúncio foi feio pela presidente da instituição, Nísia Trindade Lima, durante audiência on-line da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara dos Deputados, nessa terça-feira, 22.

Leia também:

Vacina: farmacêutica da CoronaVac é certificada pela Anvisa

Depois da primeira remessa, as entregas serão escalonadas. Então, após o dia 22 de fevereiro, a fundação pretende dispor de 700 mil doses diárias do medicamento para o Programa Nacional de Imunização (PNI), que é coordenado pelo Ministério da Saúde. A vacina é a que foi criada pela Universidade de Oxford e licenciada à AstraZeneca.

Conforme a dirigente da Fiocruz, o ingrediente farmacêutico para produção do imunizante chegará em janeiro à fundação de pesquisa brasileira. A produção deverá ser certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de conter o próprio registro da fábrica AstraZeneca.

“A partir do acordo de encomenda tecnológica e a transferência de tecnologia, estamos responsáveis para o desenvolvimento da vacina”, declarou Nísia Trindade Lima, em reportagem veiculada no portal da instituição. “Esta será a vacina da Fiocruz, com total incorporação dessa tecnologia”, completou.

A Fundação Oswaldo Cruz também deverá apoiar o programa federal de imunização, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), com formação e treinamento de pessoas. Outra função será a de auxiliar no controle de qualidade das vacinas.

O plano de operacionalização do imunizante preventivo à covid-19 do governo brasileiro define grupos prioritários para a vacinação e considera a adesão do país aos imunizantes do consórcio Covax Facility, Oxford/AstraZeneca, Pfizer, Instituto Butantan, Bharat Biotech, Moderna e Janssen.

Clique aqui para assistir à reunião da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara dos Deputados.

(Com informações do Portal Fiocruz)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.