Fotografias aéreas integram exposição gratuita no Catuaí Palladium

Foto: Catedral de Guadalupe/Daniel Castellano (Divulgação)

Com obras selecionadas de 150 fotógrafos, iniciativa reúne paisagens brasileiras a partir do uso de drones.

Com entrada gratuita, a partir desta sexta-feira (8), os moradores de Foz do Iguaçu poderão prestigiar no Shopping Catuaí Palladium o projeto Pakuá. A mostra itinerante reúne fotografias aéreas produzidas com o uso de drone por mais de 150 profissionais de todo o Brasil.

A exposição – que é promovida pela Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – fica em cartaz até o dia 23 de abril e depois segue para Maringá e Londrina.

O projeto oferece medidas de acessibilidade como legendagem descritiva e audiodescrição para quem for à exposição. Além das exposições, as imagens vencedoras estão compiladas em um catálogo impresso com distribuição gratuita e versão on-line na íntegra para download gratuito no site da produtora (www.montenegroproducoes.com).

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Foto: Rodovia em São Paulo. Foto: Cassio Vasconcellos/Divulgação



A iniciativa reúne nomes de peso da fotografia nacional – como o paulistano Valdemir Cunha e o paranaense Sergio Ranalli –, ao lado de fotógrafos iniciantes. “Os drones são um ponto de virada nesta modalidade. Ainda são caros por aqui, mas já começam a assumir um papel importante na arte. Já temos todo tipo de fotógrafo usando drones, de fotodocumentaristas a fotógrafos de moda. O Brasil é um país imenso e lindo. Um país que está se redescobrindo quando visto do céu. E isso é empolgante!”, destaca Guilherme Zawa, curador da mostra.

A gestora da Montenegro Produções Culturais, Carolina Montenegro, explica que “ao reunir fotógrafos do Brasil inteiro e seus diferentes olhares, o Pakuá compõe uma representação artística do mapa brasileiro utilizando a fotografia aérea. O contato com o projeto proporciona uma reflexão atual e coletiva a respeito da importância humana na preservação do patrimônio cultural e ambiental do Brasil, além da estreita relação da fotografia com as cidades e a arquitetura, atuando como agente de construção dessa história”.

O título do projeto, Pakuá, tem origem no tupi-guarani e é uma brincadeira poética feita a partir da junção das palavras céu, tudo e pessoa.

Pakuá – Exposição de Artes Visuais

De 8 a 23 de abril de 2022

Local: Catuaí Palladium (Av. das Cataratas, 3.570, Vila Yolanda)

Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.